TIM 4G: Assis, o carrasco que causava medo ao Flamengo

Integrante do Casal 20, ao lado de Washington, deixou saudade entre tricolores

Assis
Reprodução

Escrito por

Benedito de Assis da Silva, o Assis, formou, ao lado do centroavante Washington, a dupla de ouro do Fluminense nos anos de 1980, o chamado “casal 20”, uma referência a uma série de TV de sucesso na época que tinha, como protagonista, um casal perfeito! E essa era a sintonia de Assis e Washington no ataque das Laranjeiras: perfeita, o que faz dele um autêntico craque TIM 4G do passado e um dos homenageados pela TIM, patrocinadora dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro.

Assis defendeu o Tricolor carioca de 1984 a 1988, onde conquistou o tricampeonato estadual (1983/1984/1985) e o Campeonato Brasileiro de 1984. Levantou ainda os troféus da Taça Guanabara (1983 e 1985), do Torneio de Seul (1984), da Copa Kirin (1987) e do Torneio de Paris (1987).

O início da carreira foi em clubes pequenos do futebol paulista. Foi um dos destaques do Francana no Paulistão de 1979 e chamou a atenção do São Paulo, que o contratou na temporada seguinte. Ficou no clube do Morumbi de 1980 a 1981, participando do elenco bicampeão paulista, mas acabou negociado com o Internacional. Sem conseguir se firmar, transferiu-se em 1982 para o Atlético-PR, onde encontrou pela primeira vez seu parceiro Washington. Juntos, levaram o Furacão ao título do Campeonato Paranaense daquele ano e à semifinal do Brasileiro de 1983.

Foi no Fluminense, no entanto, que Assis ganhou notoriedade e virou ídolo. Antes de chegar às Laranjeiras, era considerado apenas um jogador mediano. No Flu, ele fez a diferença. Dono de um futebol elegante e objetivo, driblava com facilidade e chegava rapidamente à área adversária. Sempre foi um perigo para os zagueiros. Seus gols mortais contra o Flamengo, invariavelmente marcados nos últimos minutos dos jogos decisivos, fizeram dele um herói da torcida tricolor e um carrasco para o rival. Durante muito tempo os rubro-negros ouviram dos eternos rivais: “Recordar é viver, Assis acabou com vocês.”

Assis decidiu dois Cariocas consecutivos em cima do Flamengo. Em 1983, com um gol no último instante do jogo, quando os rubros-negros já comemoravam a desclassificação do Flu, e no ano seguinte, com uma cabeçada certeira que garantiu mais um título. Assis disputou 177 partidas com a camisa tricolor e fez 54 gols.
Depois da marcante passagem pelo Fluminense e de virar ídolo da torcida tricolor, Assis defendeu o Paysandu e o Paraná Clube, antes de encerrar a carreira no Atlético-PR, em 1992. Foi convocado para a Seleção Brasileira apenas uma vez, em 1984, quando participou dos amistosos contra a Inglaterra (derrota por 2 a 0, no Maracanã) e o Uruguai (vitória por 1 a 0, no Morumbi).

Após se aposentar como jogador, chegou a ser coordenador das categorias de base do Flu. Morreu no dia 6 de julho de 2014, aos 61 anos de idade, de insuficiência renal.

Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter