TIM 4G: Washington, o eterno artilheiro do Fluminense

Integrante do inesquecível casal 20, atacante é mais um homenageado pela TIM

Washington (do casal 20 do Fluminense)
(Foto: ARI GOMES/AJB/Arquivo Lance!)

Escrito por

Ao lado de Assis, Washington formou a dupla apelidada de Casal 20 no Fluminense na década de 80, em alusão à perfeita sintonia da parceria e a um dos seriados de sucesso que passava na TV naquela época. Guerreiro, grandalhão, de movimentos lentos, mas com boa técnica e habilidade acima de tudo, Washington César Santos nasceu na cidade baiana de Valência e despontou no Galícia (BA,) no início dos anos 80. O atacante tem atributos de sobra para ser um dos homenageados pela TIM, patrocinadora do clube, como craque TIM 4G do passado.

No início da carreira, Washington teve passagens sem brilho por times como Corinthians e Internacional. Só foi explodir mesmo ao lado de Assis no Atlético-PR, pelo qual foi campeão estadual e artilheiro em1982. Comprado no ano seguinte pelo Fluminense, formou novamente a dupla de sucesso com Assis e ganhou o Campeonato Brasileiro de 1984. Com a camisa tricolor, foi ainda tricampeão carioca de 1983, 1984 e 1985. Vestiu nove vezes a camisa da Seleção Brasileira, marcou dois gols e conquistou o título do Pan-Americano de 1987.

Um dos ídolos mais queridos das Laranjeiras, Washington ouvia da arquibancada o grito "Ão, ão, ão, na cabeça do Negão" toda vez que o Fluminense tinha um escanteio a favor. Do alto de 1,88m de altura, era o terror dos zagueiros adversários. O atacante defendeu o Tricolor de julho de 1984 a fevereiro de 1989 e é o nono maior artilheiro da história do clube, com 120 gols.
Washington sofria de uma doença degenerativa, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Em 15 de novembro de 2009, Fluminense e Atlético-PR se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, e cederam a renda do jogo para ajudar o ídolo - que teve boa passagem pelos dois clubes - a custear o tratamento. O atacante Fred, que na época vestia a 9 do Flu, leiloou uma camisa autografada e também reverteu a renda para a família do ex-jogador. O evento ficou conhecido como "Washington Day". No mês seguinte, Zico separou R$ 50 mil do seu tradicional "Jogo das Estrelas" e doou a quantia ao ex-companheiro de gramados.

No dia 25 de maio de 2014, Washington foi encontrado morto em casa, em Curitiba, aos 54 anos. Ele estava sem o respirador que, segundo a família, caiu durante a noite. Deixou muita saudade, sobretudo para a torcida tricolor.

Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter