Saída pela esquerda! Flu aposta em setor para levar perigo no ataque

Tricolor passa a maior parte do tempo das partidas pelo lado ocupado por Ayrton Lucas e Everaldo, que armam as melhores jogadas

Fluminense x Atlético-MG
Everaldo é o principal responsável pelo sucesso na esquerda (Foto: Andre Melo Andrade/Eleven)

Escrito por

Sem Pedro e Gilberto, que se lesionaram no final de agosto, o Fluminense foi obrigado a tentar diversificar suas possibilidades nas jogadas ofensivas. Uma das saídas encontradas foi apostar mais no lado esquerdo, principalmente com a ascensão de Everaldo, que se consolidou no time titular, e o talento de Ayrton Lucas, mesmo com seus altos e baixos durante o ano.

Os números mostram que o lugar do campo que o Flu mais tem ficado nas últimas partidas é na faixa do meio e do lado esquerdo. No clássico contra o Vasco, principalmente após a entrada de Everaldo, algumas das principais chances foram construídas por aquele setor. Foram pelo menos cinco boas oportunidades.

Na "guerra" enfrentada pelo Fluminense no Uruguai, contra o Nacional, o cenário se repete nas finalizações que levaram mais perigo. O Flu passou 40% do tempo da partida do lado esquerdo, enquanto na direita foram 27%. Já no Rio de Janeiro, o Tricolor investiu em muitas de suas jogadas pelo lado esquerdo do campo. A faixa em que os jogadores passaram mais tempo foi o meio do gramado, com porcentagens bem divididas no ataque e na defesa. Naturalmente, o Nacional também ocupou este lado por mais tempo, 18,4% do tempo.

No gol do zagueiro Gum, aos 17 minutos do primeiro tempo contra os uruguaios, Sornoza cobrou a falta do lado esquerdo, colocando a bola na cabeça do defensor. Contra o Atlético-MG, o cenário foi mais coletivo. A jogada partiu de uma roubada de bola no meio, foi para a esquerda com Everaldo e terminou com Luciano dentro da área para finalizar.

Jogando contra o Atlético-MG em casa, a equipe de Marcelo Oliveira deu 11 chutes ao gol e pelo menos cinco deles foram da esquerda. O gol, inclusive, passou por Everaldo na troca de passes para garantir a vitória no Nilton Santos.

Com o Paraná, no primeiro gol, Everaldo puxou a jogada na esquerda, tentou o chute, Marcos Junior pegou o rebote e deu para Jadson, que chegava no canto esquerdo para marcar. No segundo lance, foi Everaldo novamente quem puxou de seu lado para Richard finalizar do meio e de longe, ampliando o marcador. No terceiro gol, o camisa 37 trocou passes com Digão novamente por sua faixa do campo e Jadson chegou para marcar. No último, assinalado por Luciano, Daniel chegou pela esquerda para cruzar em direção ao atacante, que dominou e fechou a conta.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter