Até Nico Freire é opção: laterais são problema do Verdão contra o Grêmio
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Até Nico Freire é opção: laterais são problema do Verdão contra o Grêmio

Nico Freire
Zagueiro Nico Freire pode ser o único defensor canhoto à disposição (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Thiago Ferri e William Correia - 10/10/2018 - 07:30
São Paulo (SP)
O elenco do Palmeiras tem mostrado qualidade ao chegar, com escalações alternadas, à liderança do Campeonato Brasileiro e às semifinais da Libertadores e da Copa do Brasil. Mas, ainda assim, contra o Grêmio, no domingo, no Pacaembu, é possível que Luiz Felipe Scolari seja obrigado a improvisar nas duas laterais.

O problema são lesões, como as de Marcos Rocha e Diogo Barbosa, e suspensões: Victor Luis já terá de cumprir gancho por ter acumulado três cartões amarelos e Mayke e Diogo Barbosa serão julgados nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela confusão com cruzeirenses na Copa do Brasil. O cenário mais pessimista pode ter o volante Jean na lateral-direita e o zagueiro Nico Freire do outro lado.

A principal complicação está na esquerda. Victor Luis está suspenso e Diogo Barbosa tem duas possibilidades de ser vetado. Uma delas é por questão física, já que sofreu entorse no tornozelo direito diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil, no dia 26. Além disso, o camisa 6 será julgado por, segundo a súmula, ter desferido um tapa no rosto de Lucas Romero na confusão naquela partida, correndo risco de ser suspenso por até 12 jogos.

Se Diogo Barbosa não puder atuar, por lesão ou gancho, a alternativa que restará a Felipão é improvisar o zagueiro argentino Nico Freire (que só atuou uma vez pelo clube, em amistoso diante do colombiano Independiente Medellín, no Panamá, em 4 de julho), pois seria o único defensor canhoto à disposição. O lateral-esquerdo Luan Cândido, de 17 anos, que ficou no banco no sábado, contra o São Paulo, está com a Seleção Brasileira sub-20.


E MAIS:
Do outro lado, Marcos Rocha sofreu uma lesão na panturrilha direita, no sábado, que o tornará desfalque por quatro semanas. A opção seria escalar Mayke, mas o lateral-direito também será julgado pelo STJD na quinta-feira pela confusão do dia 26, no Mineirão, e é outro que corre risco de ser suspenso por 12 partidas. Se for punido, a única solução será escalar Jean.

O improviso do camisa 17 na lateral direita, contudo, não gera lamentação. Scolari já declarou em entrevista coletiva que conta com o volante de origem como alternativa no setor e, inclusive, já convocou Jean como lateral na Seleção Brasileira, inclusive para ser reserva de Daniel Alves na conquista da Copa das Confederações de 2013.

Outros desfalques certos diante do Grêmio são os meias Gustavo Scarpa e Artur, machucados, o volante Felipe Melo, que cumpre suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo e deve ser substituído por Thiago Santos, e o zagueiro Gustavo Gómez e o atacante Borja, convocados para defender Paraguai e Colômbia, respectivamente - Edu Dracena e Antônio Carlos são as opções na defesa, enquanto Deyverson jogará no ataque.

A preparação para enfrentar o Grêmio começou na tarde dessa terça-feira, quando o elenco se reapresentou na Academia de Futebol depois de dois dias de folga. A equipe lidera o Campeonato Brasileiro com 56 pontos, três de vantagem em relação ao Inter, segundo colocado.

Facebook Lance Twitter Lance