Duelo entre Barcelona e Espanyol escancara opostos; siga o pré-jogo
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Duelo entre Barcelona e Espanyol escancara opostos; siga o pré-jogo

LANCE! - 08/07/2020 - 12:12
São Paulo (SP)
O duelo entre Barcelona e Espanyol naturalmente agita a região da Catalunha, no entanto, o encontro marcado para esta quarta-feira, às 17h (de Brasília), no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol, marca um dos clássicos mais importantes dos últimos anos. De um lado, o Barça precisa dos três pontos para continuar na cola do rival Real Madrid pela disputa do título, enquanto, do outro, o Espanyol luta desesperadamente contra o rebaixamento.

Após a paralisação imposta por conta do coronavírus, o Barcelona ainda não conseguiu deslanchar na competição, com Lionel Messi e companhia desperdiçando pontos importantes em momentos cruciais, como no empate por 2 a 2 diante do Atlético de Madrid, na semana passada. O Espanyol também passou por um momento difícil desde o retorno e precisará desbancar o grande rival para manter viva a esperança de evitar uma primeira queda na elite, desde a temporada 1992/1993.

Falando historicamente, é muito raro que haja muito em jogo quando as duas equipes estão dentro de campo. O primeiro derby aconteceu em dezembro de 1900, em um empate sem gols, enquanto na temporada 1928/1929, aconteceu o encontro com mais gols já registrado nessa história, na vitória blaugrana por 5 a 4. Desde então, o embate acontece entre os clubes, exceto quando o Espanyol caiu em quatro oportunidades.

E MAIS:
Além disso, ao longo dos anos, muitos jogadores representaram os dois lados da cidade, como Ricardo Zamora, lendário goleiro da década de 1930, que nasceu na cidade e é homenageado no prêmio de melhor goleiro da LaLiga a cada temporada. Além dele, outros grandes jogadores já vestiram as duas camisas, casos de Ladislao Kubala, Jordi Cruyff, Ernesto Valverde e Ivan de la Peña.

Em relação aos técnicos, Francisco Rufete, que assumiu o Espanyol após a demissão de Abelardo Fernández, no fim de junho, passou pela base de La Masía, do Barcelona, no início de sua carreira como jogador (que, mais tarde, o viu usar uma camisa do Pericos). Já Valverde, ex-técnico dos blaugrans, também treinou as duas equipes e esteve no banco de visitantes do Camp Nou em junho de 2007, quando o atual técnico assistente do Espanyol, Raul Tamudo, marcou o gol de empate tardio que impediu o título do Barça na LaLiga daquela temporada.

Xavi Hernandez, ex-craque do Barcelona, é ainda o jogador com mais participações neste derby pela LaLiga, com 32 aparições, enquanto seu ex-companheiro de equipe e atual capitão do Barça, Lionel Messi, é o maior artilheiro, com 22 gols em 26 jogos pela competição nacional. Na última temporada, por exemplo, o argentino marcou duas vezes em duas vitórias sobre os rivais. Três desses quatro gols foram em cobranças de falta, incluindo uma espetacular 'panenka' da entrada da área no Camp Nou.

barcelona espanyol
Divulgação La Liga
O encontro mais recente entre Barcelona e Espanyol aconteceu em janeiro deste ano, pelo primeiro turno da LaLiga 2019/2020, no estádio RCDE. Os donos da casa abriram o marcador com David Lopez aos 23 minutos da primeira etapa, mas o Barcelona virou no início do segundo tempo, com Suárez aos cinco e Vidal aos 14. De Jong acabou sendo expulso e viu, de fora do campo, o chinês Wu Lei marcar um belo gol, já na reta final do duelo, e deixar tudo igual.

Se isso voltar a acontecer nesta quarta-feira (08), o resultado não será bom para nenhum dos dois lados, praticamente tirando as chances do Barcelona de voltar a ser campeão da LaLiga, impedindo seu terceiro título consecutivo; e quase colocando o Espanyol na segunda divisão nacional (a LaLiga SmartBank), já que atualmente a diferença do clube catalão para o primeiro fora da zona de rebaixamento é de 11 pontos.


Facebook Lance Twitter Lance