Ex-jogadores comemoram quebra do domínio de CR7-Messi no futebol
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Ex-jogadores comemoram quebra do domínio de CR7-Messi no futebol

Salah, Modric e Cristiano Ronaldo
Salah, Modric e CR7 na disputa pelo prêmio (Fotos: Gabriel Bouys / Lindsey Parnaby / Marco Bertorello)
LANCE! - 03/09/2018 - 19:50
Londres (ING)
A Fifa anunciou nesta segunda-feira os três finalistas ao prêmio de melhor do mundo. Estão na disputa Cristiano Ronaldo, Luka Modric e Mohamed Salah. Pela primeira vez desde 2006, Lionel Messi não figura entre o top-3 da entidade. Durante a cerimônia do anúncio, em Londres, quatro ex-jogadores apontaram o croata como favorito, deixando CR7 em segundo plano.

Peter Schmeichel, Nwankwo Kanu, Sol Campbell e Kelly Smith declararam torcida por Modric e afirmaram que essa renovação é positiva para o futebol.

- É bom para o futebol porque faz anos que Messi e Ronaldo estão dominando. Agora novos jogadores estão aparecendo. E eles foram bem. Veja os últimos anos deles. Antes era só Messi e Ronaldo, ou Ronaldo e Messi. Isso agora está mudando. É bom ouvir outros nomes, e acredito que um deles vai quebrar essa sequência - afirmou o nigeriano Kanu, carrasco do Brasil nos Jogos Olímpicos de 1996.

Em 2006, Fabio Cannavaro foi eleito o melhor da temporada, deixando para trás Zinedine Zidane e Ronaldinho Gaúcho. No ano seguinte, Messi ficou em segundo lugar, com Cristiano Ronaldo em terceiro. Kaká foi o vencedor. A partir de então, o argentino e o português dominaram a premiação.

Messi - Barcelona x Huesca
Messi ficou fora pela primeira vez desde 2006 (Foto: Lluis Gene / AFP)
Messi foi escolhido o melhor da temporada em cinco oportunidades (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015), com Cristiano Ronaldo arrebatando os troféus em outros cinco anos (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017). De 2010 a 2015, o prêmio da Fifa foi unificado ao da France Football e chamado Bola de Ouro.

A favor de Cristiano Ronaldo está o protagonismo na conquista da Liga dos Campeões, vencida pelo Real Madrid em 2017/18. Ele não teve destaque na Copa do Mundo, apesar de marcar três vezes no empate em 3 a 3 de Portugal com a Espanha, na estreia lusa na competição. Ele acabou caindo nas oitavas de final com a seleção.

Modric também ganhou a Liga dos Campeões com o Real Madrid e foi o grande nome da Croácia no Mundial da Rússia, levando a seleção até a final. O meia acabou eleito o melhor jogador da Copa.

Salah - Liverpool
Mohamed Salah é o azarão na disputa (Foto: PAUL FAITH / AFP)
Já Salah aparece como grande azarão, apesar da grande temporada com o Liverpool, vice-campeão da Liga dos Campeões. Ele terminou como artilheiro do Campeonato Inglês, com 32 gols anotados.

Por outro lado, Messi fez boa temporada e conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei com o Barcelona, mas acabou sucumbindo com a equipe nas quartas de final da Liga dos Campeões para a Roma. Na Copa do Mundo, não foi bem com a Argentina, parando nas oitavas de final e anotando apenas um gol.

- Modric tem tem uma habilidade de passe e de chute incríveis. Ele também tem resiliência, energia, em alguns jogos na Copa buscando jogo mesmo com os 90 minutos já chegando, tentando ganhar o jogo. Para mim a performance dele, como levou o time, foi algo incrível - declarou o inglês Sol Campbell.

O prêmio de melhor jogador do mundo será entregue no dia 24 de setembro, em cerimônia que será realizada em Londres.

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance