Iminente saída de Matheus Fernandes evidencia sufoco financeiro e necessidade de reforços
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Iminente saída de Matheus Fernandes evidencia sufoco financeiro e necessidade de reforços

Matheus Fernandes - Botafogo
Matheus Fernandes começou a chamar a atenção na Libertadores de 2017 (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
LANCE! - 07/12/2018 - 06:40
Rio de Janeiro (RJ)
Nome inspirado no alemão Lothar Matthäus, "nível Europa" e convocações para Seleções de base. Desde muito novo, Matheus Fernandes foi cercado de expectativas com a camisa do Botafogo. Por estar vinculado 100% ao Alvinegro e ter terminado o ano em alta, o meio-campista parecia que seria uma das vendas mais caras do clube, que viu a emergência financeira falar mais alto quando o Palmeiras pôs uma proposta de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ milhões) na mesa, por 75% dos direitos econômicos do jovem.

Matheus é esperado em São Paulo no início da próxima semana para assinar com o Verdão por cinco anos. Caso o papel seja assinado, ele igualará André Lima (para o Hertha Berlim-ALE) como a sexta transferência mais cara do Botafogo. Para muitos, o valor não condiz com o potencial do volante, cuja multa rescisória para clubes nacionais é de 100 milhões de reais e de 140 milhões para os do exterior.


Neste Campeonato Brasileiro, Matheus Fernandes disputou 33 jogos e realizou 68 desarmes certos - uma média de 2,3 por partida, o que o tornou o líder do Glorioso na competição. Zé Ricardo, em recente entrevista exclusiva ao LANCE!, chegou a fazer um balanço das características do talentoso atleta.

- O Matheus tem características de primeiro volante, podendo ser o segundo. Precisa melhorar muito a questão chegada na área, finalização e na jogada área. Sabe sair de situações complicadas com boas situações, é extremamente calmo. Tecnicamente, tirando esses fundamentos de finalizações das jogadas, que estamos trabalhando no dia a dia, é muito bom e tem a cabeça boa. Terá passos legais na carreira. Está no grupo - disse Zé, cerca de uma semana antes de Matheus ter firmado um acordo com o Palmeiras. 

Matheus Fernandes - Botafogo
O Botafogo optou por não aceitar a proposta de 4,5 milhões de euros do Genoa, da Itália, pelo volante (Foto: Vitor Silva / SS Press / BFR)
Aos 20 anos, Matheus Fernandes evidencia ainda mais a necessidade do Botafogo em contratar dois ou três jogadores para o setor, sobretudo se Jean não renovar o empréstimo. Antes, dá para dizer que a grana a ser embolsada servirá para o clube respirar financeiramente, já que o planejamento deste ano ficou comprometido justamente pela não venda significativa de um jogador - atrasos salariais, nitidamente, prejudicaram o rendimento da equipe no momento mais delicado do Brasileirão. 

JOÃO PAULO, ASSUMA A BRONCA!

Matheus Fernandes encerrou a temporada em bom nível. Agora, sem o peso da concorrência, João Paulo, um dos líderes do elenco, terá ainda mais a função de "dono do meio-campo". 

João Paulo - Botafogo
João tem tudo para voltar a jogar um ótimo futebol, mas precisa ter companheiros mais qualificados (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
Depois de se recuperar de graves fraturas na perna, João Paulo retornou para os dois últimos jogos do time de Zé Ricardo no ano. Chegou a dizer que já tem tudo para "estar com a cabeça tranquila para 2019, pensando que será um ótimo ano". E credenciais para João Paulo amenizar a saída de Matheus Fernandes parecem não faltar.

No entanto, ainda é pouco. Muito pouco se o Botafogo quiser, de fato, uma temporada mais ambiciosa. 


E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance