Contra o Atlético-PR, São Paulo tenta encerrar 'tabu' que já dura 35 anos
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Contra o Atlético-PR, São Paulo tenta encerrar 'tabu' que já dura 35 anos

  •  Denis - Atlético-PR x São Paulo
    Última derrota do São Paulo  na Arena teve Denis na meta (Foto: Geraldo Bubniak /AGB/Lancepress!)
  •  Atlético-PR x São Paulo - 2008 (Foto: Divulgação)
    Equipes também se enfrentaram na Sul-Americana de 2008 (Foto: Divulgação)
  •  Em 2005 o São Paulo reencontrou o caminho do título em final brasileira: o Atlético-PR foi o vice
    São Paulo de Ceni foi campeão da Libertadores em 2005, mas não vence Atlético-PR fora de casa há 35 anos MAURICIO LIMA / AFP
  •  Durval Atlético-PR x São Paulo 2005 Libertadores Final
    Jogo na final da Libertadores de 2005 foi no Beira-Rio (Foto: Eduardo Viana/Lancepress!)
  •  Atlético-PR x São Paulo
    Atlético-PR soma  (Foto: Jason Silva/AGIF/Lancepress!)
Olga Bagatini e William Correia - 19/06/2017 - 06:30
São Paulo (SP)
Depois de perder para o Atlético-MG no Morumbi e desabar para a 13ª posição da tabela, o São Paulo não terá vida fácil na sequência do Brasileiro. O próximo compromisso será contra o Atlético-PR, adversário que o Tricolor não derrota como de visitante desde 1982. Para piorar a vida dos paulistas, o jogo será na Arena da Baixada, palco onde o São Paulo jamais venceu os donos da casa. Foram 16 jogos disputados desde 1999, ano da inauguração do estádio, com 11 vitórias do Furacão e cinco empates. 

Rogério Ceni reconheceu a complexidade da causa. Depois da partida com o Sport, na última semana, o treinador se adiantou às perguntas dos jornalistas e disse ser um lugar em que "não costumava ganhar muito" como goleiro. Após o jogo com o Galo, Ceni falou novamente sobre a dificuldade de pôr um fim ao tabu. Como jogador, Ceni perdeu oito dos nove jogos que disputou na Arena.

- Partida tradicionalmente difícil. Mas temos de buscar esses pontos lá. Hoje (domingo), infelizmente, não ganhamos. Isso traz pressão para ganhar um jogo que, na história, o São Paulo não traz vitórias na Arena da Baixada. Hoje, parecia que venceríamos e não aconteceu. Agora é buscar o resultado fora de casa - avaliou o comandante do São Paulo.

Na história, o Atlético-PR foi mandante de 26 jogos contra o São Paulo. Venceu 12, empatou 12 e perdeu apenas dois, em 1970 e 1982 (2 a 0 e 3 a 1, ambos no Couto Pereira). Desde 1999, foram 19 duelos com o Furacão como mandante, com 12 triunfos a favor dos donos da casa e nove empates. Três partidas, contudo, não foram realizados na Arena, como a final da Libertadores de 2005.

Por determinação da Conmebol, o jogo foi realizado no Beira-Rio, já que o estádio em Curitiba não tinha a capacidade mínima de público exigida pela entidade. Os times empataram em 1 a 1, mas o São Paulo goleou por 4 a 0 na volta e foi campeão. Além da final da Libertadores, as partidas realizadas em 2013 e 2014 também tiveram outros palcos devido às reformas da Arena para a Copa do Mundo. 

A última derrota do São Paulo na Baixada foi em 2016, por 1 a 0, com Denis na meta, o que manteve o Atlético invicto como mandante contra o Tricolor. Para pôr fim a essa série incômoda, o time comandado por Ceni terá mais uma chance nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), pela nona rodada da Série A. 

Confira o retrospecto de Atlético-PR x São Paulo na Arena:

E MAIS:
icone-carregar-comentCreated with Sketch.
CARREGAR COMENTÁRIOS
Facebook Lance Twitter Lance