lance biz logo

Mercado do Esporte

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Como trabalhar com futebol? Descubra carreiras para entrar na indústria esportiva

Profissionais com outras formações estão ganhando espaço nos clubes e federações

executivo-aspect-ratio-512-320

Descubra carreiras para entrar no mercado do futebol (Foto: Shutterstock)

Lance! - 11/09/2023 - 19:05

Lance! - 11/09/2023 - 19:05

Ser jogador de futebol é o sonho de milhares de brasileiros, mas poucos conseguem realizá-lo. A boa notícia é que é possível construir uma carreira dentro do mercado esportivo mesmo sem ter nascido com o talento de Neymar, Vini Jr, Marta e cia.

Segundo dados divulgados pela CBF, a indústria do futebol brasileiro é responsável por empregar 156 mil pessoas no país. A pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young mostrou ainda que o esporte teve impacto de 0,72% no PIB nacional e movimentou R$ 52,9 bilhões em 2018.

+ Já pensou em trabalhar com futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Enquanto os holofotes estão voltados para os jogadores e técnicos dos clubes, vários profissionais trabalham atrás das cortinas para garantir o pleno funcionamento de cada departamento de futebol.

Antes, o mercado do futebol era dominado por indicações políticas ou por quem já tinha experiência dentro de campo, como ex-jogadores e técnicos. A realidade atual, no entanto, é diferente.

+ Lance! e Felipe Ximenes se unem para lançamento de curso sobre gestão no futebol

logo lance
recomenda
Curso Gestor de Futebol
Logo Lance!
recomenda
LanceFX-aspect-ratio-320-320
Curso Gestor de Futebol
NCE1000
Pegar cupom
Comece a sua carreira no futebol com o Lance!. São mais de 80 horas de conteúdo exclusivo e interações ao vivo com profissionais do esporte.

Com o desenvolvimento da indústria nos últimos anos, a capacitação dos profissionais é levada a sério e pessoas com outras formações estão ganhando espaço nos clubes e federações.

Em um mercado altamente competitivo e em constante expansão, repleto de oportunidades de trabalho, a capacitação pode ser o fator decisivo entre conquistar um lugar ou ser deixado para trás. Independentemente da sua área de atuação, dominar os princípios de gestão pode ser a chave para se destacar na indústria do futebol.<br>
Felipe Ximenes, gestor de futebol com passagens por gigantes brasileiros
Analista de desempenho

Analista de desempenho é um carreira em alta na indústria do futebol (Foto: Alexandre Loureiro/CBF)


Exemplos de carreiras para seguir na indústria do futebol:

✔️ Gestor de futebol: Profissionais responsáveis por administrar todas as atividades relacionadas ao futebol, representar o clube junto às entidades que organizam o futebol, elaborar políticas internas, acompanhar a delegação em viagens, entre outras demandas.

+ Lance! Biz explica: O que faz um gestor de futebol?

✔️ Analista de desempenho: Profissionais que usam dados quantitativos e qualitativos para analisar técnica e taticamente a própria equipe, os jogadores individualmente e os adversários.

✔️ Marketing: Profissionais que atuam na consolidação de marcas e produtos ou gerando mais visibilidade para jogadores, clubes ou negócios.

✔️ Intermediário: Profissionais com o papel de intermediar a relação entre jogadores e clubes em negociações no mercado da bola. Também conhecido como empresário ou agente de futebol.

Quer entender mais sobre a indústria do futebol? Clique aqui e inscreva-se na masterclass de Felipe Ximenes, totalmente online e gratuita, que será realizada na próxima terça-feira, 19 de setembro, às 19h30 (de Brasília).

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados