Líder do returno, Goiás tem passado bom para se inspirar no Brasileirão
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Líder do returno, Goiás tem passado bom para se inspirar no Brasileirão

Ney Franco
Goiás vem fazendo um ótimo segundo turno sob o comando de Ney Franco (Foto: Divulgação/Goiás)
LANCE! - 04/10/2019 - 13:53
Goiânia (GO)
Terminada a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, a terceira do returno da competição, o Goiás tem 100% de aproveitamento e defesa ainda invicta, tendo enfrentado grande equipes, como Fluminense, São Paulo e Cruzeiro.

Comandante do time desde agosto, Ney Franco vem fazendo campanha consistente à frente da equipe, com aproveitamento de 53,3% dos pontos disputados, até então. O índice é muito próximo, por exemplo, ao desempenho do São Paulo, atual 7º colocado, que detém 54,5% de aproveitamento e se encontra apenas dois pontos atrás da zona de classificação à Libertadores.

Para o treinador, a boa fase está diretamente ligada à entrega e humildade de seus comandados.



- É inegável que estamos num momento legal, no qual as coisas tem dado certo e a bola está entrando. Lá atrás temos tido um desempenho bastante satisfatório também, e isso tem se refletido nos números, afinal, nossa defesa não é vazada há três rodadas. Acredito que essa realidade que vivemos agora está diretamente ligada à disposição dos jogadores para desempenhar o que acreditamos ser o melhor jogo para nós, neste momento. O Brasileirão é extremamente equilibrado e, até mesmo para quem tem uma condição financeira acima da média, os jogos são muito difíceis. Então, posso dizer que a gente tem conseguido competir mais nos jogos, muitas vezes nos fechando e tendo a humildade de defender primeiro para só depois sair para fazer o resultado. Tem dado certo e espero que consigamos aproveitar o bom momento para evoluir ainda mais como grupo.

E MAIS:
E não é por acaso que as coisas têm dado certo sob a batuta de Ney Franco, afinal, num passado recente o treinador já provou seu valor, tirando o próprio Goiás do 19º lugar da Série B e levando-o ao sonhado acesso à elite, com desempenho similar ao atual no comando da equipe.

Isso porque, na ocasião, o time conquistou cinco vitórias nos 10 primeiros jogos com o técnico, índice exatamente igual ao de 2019. Segundo o treinador, a semelhança não garante nada, mas é importante para expressar a importância de se dar tempo para que o treinador consiga passar sua ideia de jogo aos jogadores.

- Particularmente, gosto de analisar os números, pois eles são a parte exata do futebol, mas sabemos que não é possível se apegar isoladamente a eles. Nesse caso, podemos fazer uma análise sistêmica do aproveitamento de 2018 e de 2019, e eles realmente são muito semelhantes. Ao mesmo tempo, precisamos saber que vivemos, agora, uma competição diferente, que exige ainda mais dedicação de todos se quisermos repetir, ou até mesmo superar, a sequência invicta de oito jogos que protagonizamos no ano passado, por exemplo. Neste ano, nos últimos quatro jogos, conquistamos quatro vitórias a partir da minha 7ª partida à frente do grupo, sendo três no Brasileirão e uma na Copa Verde.

O comandante relembrou a campanha do ano passado. 

- O índice é semelhante ao do ano passado, e, aí sim, há uma lógica palpável, porque o tempo de trabalho com os jogadores, até esse bom momento, é parecido nas duas oportunidades, ambos por volta de dois meses. É um tempo legal para você apresentar ao plantel suas convicções de futebol, entender o que seu grupo tem de potencial para entregar, montar a melhor equipe e sistema de jogo, de acordo com as características dos seus atletas e, claro, os jogadores comprarem e assimilarem a ideia. Estamos felizes com os últimos resultados, mas acreditamos que ainda podemos evoluir coletivamente e estamos trabalhando por isso - finalizou Ney Franco.


Levantamento 10 primeiros jogos Ney 2018 x Ney 2019
2018 – 5V, 2E, 3D | 56,6% aproveitamento
2019 – 5V, 1E, 4D | 53,3% aproveitamento

Facebook Lance Twitter Lance