menu button lance
lancelogo lancelogo lance

'É um absurdo o STF ter de resolver o BR-87 diante de tantas situações no país'

  •  Taça das Bolinhas
    Posse da Taça das Bolinhas (dada para quem vence cinco títulos nacionais) segue em impasse devido a 1987 Reprodução/saopaulofc.net
  •  Flamengo 1987
    Flamengo foi campeão da Copa União em 1987, no Maracanã, em competição com 16 clubes  Flamengo 1987 (Foto: Celso Meira)
  •  Flamengo 1x0 Internacional - 1987 (Foto: YouTube)
    Flamengo superou o Internacional por 1 a 0, com gol de Bebeto Flamengo 1x0 Internacional - 1987 (Foto: YouTube)
  •  Campeão Brasileiro - Flamengo 1987
    Rubro-Negro tinha Zico, Júnior e Andrade ao lado de jovens como Leonardo e Zinho  (Foto: Divulgação)
  •  Nabi Abi Chedid
    Nabi Abi Chedid, vice da CBF, exigiu cruzamento entre os dois módulos da Copa União para decidir título brasileiro  Reprodução/Youtube
  •  Eurico Miranda - em 1987 (Foto: Reprodução)
    Após ter sido favorável ao Fla, Eurico Miranda, representante do C13, votou a favor do cruzamento de módulos Eurico Miranda - em 1987 (Foto: Reprodução)
  •  Márcio Braga - presidente do Flamengo em 1987 (Foto: Reprodução)
    Márcio Braga garantiu: 'Todo Brasil decidiu que o Flamengo é campeão. Todo mundo sabe que é campeão'  Márcio Braga - presidente do Flamengo em 1987 (Foto: Reprodução)
  •  Homero Lacerda - presidente do Sport em 1987 (Foto: Reprodução)
    Presidente do Sport, Homero Lacerda, declarou: 'Campeão é quem vai a campo, cumpre regulamento e recebe o troféu' Homero Lacerda - presidente do Sport em 1987 (Foto: Reprodução)
  •  Sport 1x0 Guarani - Brasileiro de 1987 (Foto: Reprodução / YouTube)
    Em fevereiro de 1988, o Sport bateu o Guarani por 1 a 0, com gol de Marco Antônio, e venceu o Brasileiro de 1987, segundo CBF Sport 1x0 Guarani - Brasileiro de 1987 (Foto: Reprodução / YouTube)
  •  Campeão Brasileiro - Sport 1987
    O Sport recebeu o troféu e, com o Guarani, foi credenciado para disputar a Libertadores de 1988 (Foto: Reprodução)
  •  Sport 1987
    A equipe comandada por Jair Picerni tinha também um Zico no elenco, e nomes como Ribamar e Nando entre titulares Reprodução/Youtube
RADAR / LANCE! - 17/04/2017 - 17:21
Rio de Janeiro (RJ)
A arrastada novela em torno da legitimidade do título brasileiro de 1987 parará novamente nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira. O órgão analisará o recurso do Flamengo para que a CBF o considere campeão nacional, enquanto o Sport exige ser o verdadeiro vencedor da temporada.

Colunista do LANCE!, Eduardo Tironi lamenta que a situação tenha ganhado uma dimensão além da esfera desportiva:

- É um absurdo o STF ter de resolver a questão, com a quantidade de coisas bem mais importantes para decidir no país. É um contrassenso dar importância para o "menos importante" no Brasil.

O jornalista avalia sobre quem deve comemorar:

- Cada torcedor deve considerar campeão quem ele acha que é. E, sinceramente, deixem o STF resolver coisas que importam realmente. Para mim, o Flamengo é o campeão, e isso não vale muito.

João Carlos Assumpção diz que a confusão em torno do título brasileiro de 1987 reflete a fogueira de vaidades entre os clubes:


- Quem acompanhou a Copa União de 1987 sabe que aquele foi o verdadeiro Brasileiro, vencido pelo Flamengo. Mas esta confusão em relação existe 30 anos depois por  qual motivo? Os clubes são desunidos e cada um pensa apenas no seu próprio umbigo.

O colunista do LANCE! faz duras críticas à atitude do São Paulo:

- Deveria ter a nobreza de deixar a famosa "Taça das Bolinhas" com o Flamengo, ainda mais quando foi presidido por Carlos Miguel Aidar. Mas não, pensou pequeno. Já a CBF aproveita este vácuo de poder parar dizer que quem manda é ela.

Assumpção ainda avalia a postura que o Sport deve ter diante do assunto:

- Pode até se considerar campeão brasileiro, mas não foi da Copa União, que era o verdadeiro Brasileirão. Caso queiram dividir o título, tudo bem, embora creia que a Justiça deixe mesmo com o clube pernambucano. Nossa Justiça é tortuosa. Mas viu a Copa União sabe que ela reuniu a maior parte da elite do futebol nacional, e o mais justo era o Flamengo vencer.

E MAIS:
SEUCLUBE
atlético mineiro
botafogo
corinthians
cruzeiro
flamengo
fluminense
gremio
internacional
palmeiras
santos
sao paulo
vasco
Facebook Lance Twitter Lance