PSG pode ser punido por extrapolar fair play financeiro, mas só em 2018

Equipe francesa ainda pretende desembolsar muito dinheiro para contratar Kylian Mbappé e Fabinho nesta janela

Neymar brilhou em seu primeiro jogo pelo PSG
Neymar estreou pelo PSG no último domingo (Foto: AFP)

Escrito por

O pagamento dos 222 milhões de euros (R$ 820 milhões) do Paris Saint-Germain para tirar Neymar do Barcelona continuam dando o que falar. Além disso, a equipe francesa ainda sonha em ter o jovem Kylian Mbappé e Fabinho, ambos do Monaco, podendo aumentar ainda mais a quantia gasta na janela de transferências.

Essa transação levantou muitos questionamentos sobre a quebra das regras do fair play financeiro da Uefa (FFP) e as possíveis punições. O problema é que alguns fatores, de acordo com o jornal britânico "The Times", impedem que o PSG receba essa sanção, pelo menos por agora.


Estabelecidas em 2013, as regras foram criadas para impedir que os clubes tivessem muitos débitos nas transferências, preservando a saúde financeira de todos os envolvidos. O FFP estabelece que, em um período de três temporadas, a equipe pode gastar 30 milhões de euros a mais do que teve de lucro.

Como Neymar foi contratado em 2017/18, ainda é preciso que se somem os resultados (lucros e perdas) de 2015/16 e 2016/17. Com isso, o PSG só pode ser punido a partir do segundo semestre do ano que vem, além de, apesar de provável, ainda não ser possível garantir que o clube quebrou as regras.

Além disso, o time de Paris já recebeu uma punição em 2014, assim como o Manchester City. Na ocasião, o clube conseguiu um acordo com o então secretário geral da entidade europeia, Gianni Infantino (hoje presidente da Fifa), para que não fosse investigado pela Comissão de Controle Financeiro de Clubes (CFCB).

Como é reincidente, o Paris Saint-Germain tem até o final desta temporada para equilibrar suas contas ou corre um sério risco de receber forte punição financeira, podendo chegar até uma exclusão de competições internacionais.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter