Não é azar: Vasco se complica na luta contra a queda por ‘incompetência’

Com 39 pontos em 34 jogos no Campeonato Brasileiro, Cruz-Maltino tenta passar pelo drama na luta contra o rebaixamento. Se não fosse por falhas, situação hoje seria diferente

Vasco 1 x 1 Atlético-PR: as imagens da partida
Paulo Sérgio/Agência F8

Escrito por

A quatro rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, o Vasco segue vivendo seu drama pessoal na luta contra o rebaixamento na competição. Mas a situação neste fim de trabalho em 2018 poderia ter sido bem mais tranquila ao Cruz-Maltino, caso a "incompetência" dentro das quatro linhas fosse menor. Por conta de "entregas" em jogos considerados fáceis, o time hoje comandado por Alberto Valentim perdeu pontos preciosos que, caso não tivesse falhado e sim conquistado-os, já teria garantido a permanência na elite do futebol nacional em 2019.

Depois da disputa de 34 rodadas, o Vasco acumulou somente 39 pontos. Se não tivesse falhado, teria chegado a 49 pontos, pontuação que já teria livrado a equipe cruz-maltina de qualquer possibilidade de sofrer o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Além disto, caso tivesse esta pontuação, o Vasco estaria na briga direta por uma vaga na Conmebol Libertadores de 2019. Os "desperdícios" aconteceram por falhas individuais, falta de atenção e de planejamento técnico em campo por parte dos treinadores, não conseguindo administrar quando resultado era positivo.

O primeiro jogo que o Vasco falhou foi diante do Vitória, em São Januário, quando foi derrotado por 3 a 2 no turno do Campeonato Brasileiro. Forte dentro de casa ao longo da competição, foram poucas vezes que a equipe cruz-maltina acabou sendo derrotada em seus domínios. Foi um ponto desperdiçado contra uma equipe que hoje é adversária direta na luta contra o rebaixamento. Outros dois pontos "jogados fora" foi no empate em 1 a 1 com o Fluminense, também em São Januário, quando o gol sofrido já foi no acréscimo do segundo tempo.

A terceira vez em que o Vasco desperdiçou pontos foi no empate em 1 a 1 com o Ceará, em São Januário - na ocasião, o Cruz-Maltino ficou com um jogador a mais na segunda metade da etapa final. O drama do Vasco dos pontos em que deixou de somar (mais dois) seguiu no empate em 1 a 1 com o Paraná, fora de casa - o rival é o lanterna do Campeonato Brasileiro, sendo a única equipe que já teve o rebaixamento confirmado matematicamente para 2019. O panorama segue com a derrota para o Grêmio por 2 a 1 fora - um ponto desperdiçado no último lance da partida por frango de Martin Silva.

Contra o Atlético-PR, na última quarta-feira, o Vasco também vencia até o último instante antes do apito final do árbitro para encerrar a partida, mas a sorte não apareceu e o time paranaense, no lance do término, conseguiu o gol do empate em 1 a 1, fazendo, assim, o Cruz-Maltino desperdiçar mais dois pontos. Agora, nao levando azar em consideração, é a hora do Vasco fazer o seu dever sem cogitar falhas ou erros. A sequência contra o Corinthians, sábado, São Paulo, quinta, Palmeiras dia 25 e Ceará no próximo dia 2 definirá como será o 2019 em São Januário.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter