Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Morre Airton Pavilhão, ex-zagueiro do Grêmio

Real Madrid x Atlético de Madrid - Di Maria (Foto: Felix Ordonez/Reuters)
Escrito por

Internado desde sábado no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, e sofrendo com uma infecção generalizada, Airton Pavilhão, ex-zagueiro do Grêmio, de 77 anos, faleceu na tarde desta terça-feira. Seu corpo será velado no Salão Nobre do Olímpico.

Airton Ferreira da Silva ganhou "Pavilhão" como apelido ao ser contratado pelo Grêmio junto ao Força e Luz, em 1954, por 50 mil cruzeiros e mais um pavilhão de arquibancadas. Ele defendeu o Tricolor até 1960, quando foi negociado com o Santos. Retornou ao Grêmio no ano seguinte e ficou até 1967 no clube. Foram seis títulos do Campeonato Gaúcho e um Torneio Sul-Brasileiro pelo Grêmio, do qual foi conselheiro do mandato 2007-2013.

O ex-zagueiro ainda defendeu Cruzeiro, Cruz Alta e a Seleção Brasileira em sete partidas, tendo conquistado o Campeonato Pan-Americano de 1956.

Airton Pavilhão era tido como um zagueiro de técnica apurada. Antes de atuar pelo Santos, ele aplicou um chapéu em ninguém menos do que Pelé e ficou conhecido como o único que alcançou tal feito.