Challenger no Rio de Janeiro terá dois top 100 e semifinalista de Roland Garros

Forte lista tem a presença de três brasileiros no evento que acontece entre os dias 9 e 16 de outubro

Felipe Meligeni é um dos destaques do torneio na Rio Tennis Academy
Luiz Candido / Luz Press

Escrito por

Foi divulgada, nesta segunda-feira, a lista oficial da etapa do Rio de Janeiro do circuito sul-americano Dove Men+Care La Legíon que será realizado na Rio Tennis Academy, entre os dias 9 e 16 de outubro.

O evento é da série ATP Challenger 80 com premiação total acima de US$ 53 mil e 80 pontos no ranking mundial masculino da Associação dos Tenistas Profissionais. Os jogos serão nas seis quadras de saibro da academia. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis em parceria com a Rio Tennis Academy como sede.

A competição tem a presença confirmada de dois jogadores do top 100, o argentino Federico Coria, 71º do mundo, irmão do ex-top 3, Guillermo Coria, que marcou época nos anos 2000 com vice-campeonato de Roland Garros em 2004. Federico foi finalista do ATP de Bastad, na Suécia, ano passado e este ano fez semifinal no ATP 250 de Marrakech, no Marrocos. Outro top 100 confirmado é o alemão Daniel Altmaier, 97º colocado, que recentemente levou o italiano Jannik Sinner, 13º, ao quinto set no US Open. Sinner teve match-point para derrotar o campeão do torneio, Carlos Alcaraz, nas quartas de final. Altmaier tem vitória sobre o top 10 Matteo Berrettini em Roland Garros em 2020, ano que fez oitavas de final.


Outros destaques são o italiano Marco Cecchinato, 147º colocado, ex-top 20 e semifinalista de Roland Garros em 2018, torneio em que derrotou Novak Djokovic. O argentino Federico Delbonis, atual 113º e que este ano aposentou Juan Martin Del Potro em Buenos Aires, é outra força da competição. Juan Cerundolo, campeão ano passado no ATP 250 de Córdoba, será outro forte candidato.


Os brasileiros virão com força e prometem brigar pelo título com Felipe Meligeni Alves, 144º colocado, campeão do challenger de Iasi, na Romênia, Daniel Dutra Silva, 209º e com seu melhor ranking na carreira, e o jovem Matheus Pucinelli, campeão juvenil de duplas de Roland Garros e atual 216º.


"A Rio Tennis Academy entra para o cenário internacional do calendário da ATP, isso é realmente muito importante. Estarão aqui jogadores renomados participando de um calendário challenger da América do Sul, do circuito Dove Men+Care La Legíon buscando melhorar seus rankings de olho em vaga nos Grand Slams em 2023. Teremos dois top 100 e a lista fechando com o 216 do mundo o que mostra que o nível será muito alto", disse Eduardo Frick, CEO da Rio Tennis Academy: "Temos toda a estrutura para receber um torneio desse porte tanto com a parte de arquibancada e estacionamento para o público além de instalação para os jogadores com vestiários, academia de musculação, fisioterapia e seis quadras de saibro. Estamos muito contentes da CBT e da TênisRJ terem nos escolhido como sede pois enxergou que temos a qualidade e ser parceira do evento".

Confira a lista oficial do torneio que terá o quali começando no domingo, dia 9, e a chave principal a partir do dia 10 até o dia 16. A entrada será franca e o evento tem atletas de sete países (Brasil, Argentina, Peru, Alemanha, França, Itália e Portugal)


1 - Federico Coria ARG 71
2 - Daniel Altmaier ALE 97

3 - Juan Pablo Varillas PER 102

4 - Federico Delbonis ARG 113
5 - Camilo Ugo Carabelli ARG 119

6 - Facundo Bagnis ARG 120

7 - Felipe Meligeni Alves BRA 144

8 - Marco Cecchinato ITA 147

Alexandre Muller FRA 149

Santiago Rodriguez Taverna ARG 159

Andrea Pellegrino ITA 164

Yannick Hanfmann, ALE 170
Renzo Olivo ARG 171

Thiago Agustin Tirante ARG 185

Juan Manuel Cerundolo ARG 187

Luciano Darderi ITA 191

Andrea Collarini, ARG 204
Gastao Elias POR 205

Daniel Dutra da Silva BRA 209

Francisco Comesana ARG 213

Matheus Pucinelli De Almeida BRA 216

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter