Há 8 anos, Wimbledon era palco do único ‘Golden Set’ da era profissional do tênis feminino

Feito histórico de cazaque aconteceu outras duas vezes no tênis mundial

Yaroslava Shevdova em partida história em Wimbledon 2012
Wimbledon

Escrito por

Por Ariane Ferreira - Em partida válida pela terceira rodada de Wimbledon 2012, numa partida do primeiro sábado do torneio, a cazaque Yaroslava Shevdova chegava como zebra diante da italiana Sara Errani e conquistou um feito inédito no tênis feminino profissional.

Então 65ª do ranking da WTA e considerada especialista em duplas, Shevdova vinha de vitórias brigadas no torneio, com uma primeira rodada contra a sul-africana Chanelle Scheepers decidida em dois tie-breaks e uma segunda rodada com duplo 6/4 contra a holandesa Kiki Bertens.

Errani, por sua vez, era a décima do mundo, vinha do vice-campeonato de Roland Garros, onde foi derrotada pela russa Maria Sharapova, e vinha de boas vitórias sobre qualifier norte-americana Coco Vandeweghe e a local Anne Keothavong, tendo perdido até então apenas seis games nas duas partidas.

Firme no saque e muito confiante com o decorrer dos games, Shevdova viu Errano cometer poucos, mas com sua consistência e trabalhando muito dentro de quadra venceu todos os 24 pontos disputados do primeiro set, vencendo seis games de zero, o que registra o chamado "Golden Set" (set dourado).

As tenistas em quadra não sabiam do registro, após a partida Shevdova declarou: "Eu não pensei, eu apenas joguei cada ponto e cada game na sua vez, não me dei conta".A tenista contou que não acreditou quando lhe contaram o feito logo após a partida. "Eu perguntei: 'Sério?' Tipo, eu não cometi nenhum erro não-forçado ou perdi pontos? Sem perder pontos... isso é inacreditável", resumiu.

Já Errani, que perdeu o 'Golden Set' e também a partida comentou a confiança da adversária, citando um backhand cruzado na rede se defendendo de uma deixada da italiana e também um voleio de costas cruzado que acertou toda a linha: "Aquilo foi incrível, você só faz isso quando está tomada de muita confiança".

Na sequência do torneio, Shevdova caiu para Serena Williams nas oitavas de final com placar de 6/1 2/6 7/5.

Os 15 minutos de set registraram o feito de Shevdova, que era e continua sendo inédito no tênis feminino profissional. Antes dela, apenas em 1943 o tênis feminino, na Era Amadora, registrou o 'Golden Set' aplicado pela norte-americana Pauline Betz na compatriota Catherine Wolf em partida válida pela edição do torneiod e Cincinnati. O outro registro de Golden Set na história do tênis em um brasileiro como ''vítima'. Marcos Hocevar levou do norte-americano Bill Scanlon o único 'Golden Set' do tênis masculino profissional, pela chave de Delray Beach, e acabou derrotado em 6/0 6/4.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter