Com apelido de brasileiro e poder de decisão, Alexander Domínguez garante título da Sul-Americana para a LDU

Arqueiro equatoriano defendeu três cobranças de seis batidas pelo Fortaleza e assegurou a segunda conquista dos Azucenas na história da competição

F9kGK4LXoAAAimu_formatjpgnamelarge-1-aspect-ratio-512-320
Alexander Domínguez foi revelado pelas categorias de base da LDU (Foto: X / LDU)

Escrito por

A decisão da Sul-Americana, entre Fortaleza e LDU, não teve um grande protagonista em partida truncada e pouco incisiva. Porém, a igualdade no placar acabou empurrando a final até a disputa por pênaltis. Na marca da cal, o cara da partida surgiu: Alexander Domínguez, goleiro da equipe equatoriana.

➡️ Nos pênaltis, LDU acaba com o sonho do Fortaleza e conquista o título da Sul-Americana

O arqueiro da Liga de Quito brilhou embaixo das traves ao defender três cobranças. As batidas de Silvio Romero, Pedro Augusto e Brítez esbarraram no gigante de 1,96m, que novamente escreveu seu nome na história dos Azucenas.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Além do brilho na final, os números de Domínguez durante toda a competição mostram que os holofotes estão no cara certo. Foram apenas oito gols sofridos em 14 partidas, com 42 defesas realizadas, oito clean sheets e seis cobranças de pênaltis defendidas. A qualidade de defender penalidades chegou a lhe render o apelido de "Dida", sendo comparado ao goleiro brasileiro pela característica e também pela aparência e envergadura. Com 36 anos, o experiente arqueiro afirmou não considerar uma aposentadoria por agora.

- Eu espero que esse dia nunca chegue. Mas se algum momento eu precisar me retirar dos gramados, saio feliz. Saio tranquilo porque já consegui muito por este país e este clube. Cheguei muito pequeno e fui acolhido aqui dentro. Tenho um carinho enorme por essa instituição. Nos momentos difíceis que passei, eles foram os únicos que me apoiaram e confiaram em mim, me deram de comer. E hoje, só retribuo tudo isso - disse Alexander.

➡️ Tinga lamenta ‘detalhes’ na derrota do Fortaleza na final da Sul-Americana

A primeira passagem de Domínguez pela LDU aconteceu entre 2006 e 2016, contando o tempo no time pré-profissional. Em 2009, já fazia parte da equipe principal na campanha que terminou com o primeiro título da Sul-Americana. O desempenho lhe rendeu vagas na seleção do Equador, tendo sido titular na Copa do Mundo de 2014.

Depois de passar por Monterrey, Colón, Vélez, Cerro Largo e Tolima, o goleiro acertou seu retorno à Liga em julho de 2022. Somando as duas passagens, o arqueiro acumula mais de 250 partidas realizadas, sendo o terceiro jogador - e o primeiro goleiro - com mais partidas na história azucena.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter