De novo estilo, São Paulo tenta vencer o Bahia pela primeira vez em 2019

Ainda sob o comando de Cuca, Tricolor encarou os baianos em três ocasiões neste ano, com um empate, no Brasileiro, e duas derrotas, que causaram a eliminação na Copa do Brasil

O São Paulo voltou a ser derrotado pelo Bahia e está fora da Copa do Brasil. Na noite desta quarta, na Fonte Nova, a equipe voltou a exibir dificuldades de criação e não teve nenhum destaque individual (notas por Fernanda Teixeira) 
São Paulo ainda não venceu, nem marcou gols, em três jogos contra o Bahia neste ano (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Escrito por

O bordão está batido, mas é fato que o duelo entre São Paulo e Bahia, nesta quarta-feira, é de seis pontos. Apenas dois pontos separam os rivais na tabela e ambos brigam por uma vaga no G6 do Brasileirão, que garante o passaporte para a Copa Libertadores do ano que vem. Se contarmos os confrontos entre os dois neste ano, no entanto, a vantagem é dos baianos. Assim, para quebrar esse jejum, os paulistas estarão com um novo estilo de jogo em Salvador.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

Não é novidade para ninguém que o ano do Tricolor tem sido de altos e baixos, mais baixos do que altos, para falar a verdade, mas um adversário específico causou dores de cabeça ao clube nesta temporada: justamente o Bahia. Foram três partidas entre as equipes em um intervalo de dez dias e os são-paulinos saíram dessa série sem marcar gols e sem vencer. 

Naquela época, em meados de maio, o time ainda era dirigido por Cuca e vinha de uma boa sequência no Brasileirão, até pegar o Bahia, no Morumbi, e empatar em 0 a 0, em duelo que ficou marcado pela lesão de Liziero, que ficou afastado dos gramados por quase três meses. Perda importante para o esquema de Cuca, que ainda viria a encontrar os baianos mais duas vezes.

Três dias depois do empate, ambos voltaram a se enfrentar no Morumbi, dessa vez pelas oitavas de final da Copa do Brasil e o desempenho foi ainda mais decepcionante. Sem ideias para quebrar o esquema montado por Roger Machado, o time não conseguiu marcar um gol e ainda acabou sendo vazado, ou seja, derrota por 1 a 0 e desvantagem para o jogo da volta, em Salvador.

Na semana seguinte, já somando uma derrota para o Corinthians em clássico pelo Brasileirão, o São Paulo foi até a Fonte Nova para reverter a situação, mas uma nova atuação ruim facilitou ainda mais a vida dos baianos, que aproveitaram para marcar um gol e sacramentar a eliminação são-paulina na competição, e a má fase do clube naquele momento da temporada.

Desde o empate em 0 a 0 com o Bahia pelo Brasileiro, em maio, o Tricolor paulista só foi vencer em julho, contra a Chapecoense, sequência de sete partidas sem comemorar um triunfo. Vale destacar que neste período também houve a pausa das partidas oficiais por conta da disputa da Copa América.

Agora, com Fernando Diniz, no comando, com um novo estilo de jogar, a ideia é que a história seja outra, mesmo com desfalques importantes como Daniel Alves e Antony. Por ser uma partida decisiva, contra um rival direto, o novo treinador deve imprimir sua filosofia desde o início do jogo, para sair da Fonte Nova com os três pontos e abrir cinco do adversário na tabela.

A fim de quebrar esse pequeno tabu, o São Paulo tem encontro com o Bahia nesta quarta-feira, às 21h, na Arena Fonte Nova. O jogo é válido pela 24ª rodada do Brasileirão-2019. Neste momento, os são-paulinos ocupam a quinta posição na tabela, com 39 pontos, 13 atrás do líder Flamengo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter