Visionário e bilionário: saiba quem é o magnata que o Palmeiras quer perto

Palmeiras contratou jovem de time que pertence a empresário patrocinador do Barcelona. Com iniciativa, Verdão abre possibilidade de novo mercado e inicia relação com bilionário

Mikitani
Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, e o empresário Hiroshi Mikitani, em anúncio de parceria (Foto: AFP)

Escrito por

O Palmeiras acertou a contratação do meia-atacante Daiju Sasaki, de 18 anos. O jogador foi emprestado pelo Vissel Kobe, do Japão, por um ano, e a princípio vai reforçar o time sub-20 do Verdão. A contratação, além da avaliação de ser um acréscimo esportivo, dá a possibilidade de abrir o mercado asiático para o clube e inicia uma relação com o bilionário Hiroshi Mikitani, empresário de 53 anos, presidente/investidor do Vissel Kobe e proprietário da Rakuten Inc., uma das maiores empresas de internet services do mundo e a maior do Japão. Nos últimos anos, a Rakuten tem expandido de grande forma sua presença no esporte global. Atualmente, a empresa é a patrocinadora master do Barcelona e também parceira do Golden State Warriors, da NBA. Internamente, no Palmeiras, há quem sonhe com um diálogo cada vez maior com Mikitani. O fato é que o japonês está com sede para investir pelo mundo, tem capital para isso e adora esportes. Saiba mais sobre o empresário que o Verdão quer por perto.

DINHEIRO NÃO FALTA

De acordo com o site da Forbes, a fortuna pessoal acumulada por Hiroshi Mikitani está atualmente em cerca de 4,7 bilhões de dólares (R$ 18,3 bilhões), isso sem contar o valor de seu conglomerado. O empresário se encontra em sétimo lugar na lista dos japoneses mais ricos e na posição 33 entre os mais endinheirados empresários do ramo de tecnologia. Na contagem geral, o CEO da Rakuten é a 334ª pessoa com mais dinheiro no mundo. Nascido em 1965, em Kobe, Mikitani se dedicava às finanças, que era o negócio da família, até 1995. Porém, naquele ano, um terremoto destruiu sua cidade natal e o fez tomar um novo rumo. Ele vendeu seu banco e apostou na internet, acreditando que a grande rede de computadores poderia mudar o mundo para sempre.

Hiroshi Mikitani
Mikitani atualmente tem 53 anos (Foto: Reprodução de internet)

A Rakuten Inc. nasceu em 1997, com o nome de MDM Inc. Era uma loja online, algo inovador na época. O negócio foi crescendo, gerando dinheiro, e mudou de nome em 1999. Rakuten, do japonês para o português, significa otimismo.

Aos poucos, o grupo foi comprando ou criando novos produtos e marcas, atualmente sendo responsável por gerenciar 65 negócios ao redor do mundo. A Rakuten hoje é proprietária, por exemplo, da rede social Pinterest, do aplicativo de voz e texto Viber e do leitor de livros digitais Kobo, concorrentes de peso, respectivamente, de Instagram, WhatsApp e Kindle. A empresa possui cerca de 14 mil funcionários em diversas partes do planeta e tem atuação no Brasil. Em 2017, a Rakuten atingiu globalmente o valor de mercado de 15,2 bilhões de dólares (R$ 59,2 bilhões). Já dois anos antes, em temos globais, a empresa obteve 713,5 bilhões de ienes (R$ 251,5 bilhões) em faturamento.

AMOR PELO ESPORTE

Hiroshi Mikitani tem duas paixões, além de seus dois filhos e sua esposa, fora do mundo da tecnologia: a música clássica e o beisebol. Para se aproximar da primeira, tornou-se presidente da Orquestra Filarmônica de Tóquio. Já para ficar ao lado da segunda, fundou um time em 2005, batizado como Tohoku Rakuten Golden Eagles. A equipe disputa a Nippon Professional Baseball, principal divisão do esporte mais popular do país, e conseguiu chegar ao sonhado título em 2013, após grande aporte do empresário. Com a taça nas mãos, Mikitani pegou ainda mais gosto para investir no mundo dos esportes.


Em dezembro de 2014, o empresário comprou o principal time de futebol de sua cidade natal, o Vissel Kobe, que tinha como melhor resultado na elite do país uma modesta nona colocação, na temporada 2011. No segundo ano sob o comando de Mikitani, o clube atingiu a sétima posição, em 2016. Já no começo de 2017, o time apareceu para o mundo ao contratar o alemão Lukas Podolski. Por fim, em maio deste ano, o clube conseguiu acertar com o espanhol Andrés Iniesta. A filosofia de Mikitani é contratar e apoiar campeões para, em troca, ter sua marca aparecendo bem globalmente, junto de personalidades vitoriosas.

Site
Site da Rakuten destaca que foi a empresa que contratou Iniesta

O investimento de Mikitani está dando resultado: o Vissel Kobe está na quarta colocação na J-League, após 22 jogos. O clube se encontra na luta por vaga na Liga dos Campeões da Ásia para, quem sabe, encontrar no Mundial algum dia outro time patrocinado pela Rakuten: nada mais, nada menos, que o Barcelona.

A empresa é a patrocinadora master do clube catalão desde julho de 2017. O contrato assinado tem a duração de quatro temporadas e paga 55 milhões de euros (R$ 242 milhões) por cada ano de vínculo. Logo na primeira temporada, a marca esteve exposta nos títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.

Ainda no tema patrocínio de peso e taça, a Rakuten assinou, em setembro do ano passado, com o Golden State Warriors, pelo valor de 20 milhões de dólares (R$ 76,7 milhões) por ano. O vínculo acertado tem a duração de três temporadas e já rendeu boa mídia para a empresa. Com a Rakuten presente na camisa, o Golden State conquistou o título da temporada 2017/2018 da NBA.

Quais são os próximos passos? Isso ainda não se sabe, mas Mikitani costuma expandir seus horizontes a cada conquista no esporte ou na tecnologia.

Mikitani
Mikitani em anúncio de elo com o Golden State (Foto: Reprodução)

ESCRITÓRIO AO LADO DO ALLIANZ PARQUE

A Rakuten tem um escritório no Brasil. Ele fica na cidade de São Paulo, a incríveis 200 metros de uma das entradas do Allianz Parque. O Brasil é o centro da América do Sul para a empresa. Do Brasil, onde atua no e-commerce desde 2011, a empresa gerencia suas marcas no Chile, na Argentina e na Colômbia. Inclusive, desde seu início no país, a empresa promove uma "Expo" anual com seu nome, em São Paulo, com palestras de feras da tecnologia e especialistas em e-commerce. Neste ano, o evento será no Espaço das Américas, e terá até show de encerramento com a cantora Anitta. A "Expo", que será em 4 de outubro, deverá receber 3,2 mil pessoas - e cada ingresso custa R$ 399. Então, não há dúvidas de que o Brasil, como negócio, está na mira de Mikitani.

Anitta
Evento da Rakuten no Brasil terá até Anitta (Imagem: Reprodução)

No futebol, a primeira ligação de Mikitani com o Brasil está ocorrendo por conta de Daiju Sasaki, o novo reforço do Palmeiras. Segundo informação do site Globoesporte.com, um diretor do Vissel Kobe fluente em português viajou para São Paulo junto com o atleta, para auxiliá-lo em seus primeiros dias no Brasil. Ao que tudo indica, esse diretor, em algum momento, terá que ir ao Palmeiras.

O envio de um diretor com Daiju Sasaki se dá pelo fato de o jogador ser valioso para o Vissel Kobe. Ele, mesmo com 18 anos, vinha atuando entre os profissionais do clube na atual temporada e também faz parte da seleção sub-21 japonesa. Ciente do potencial do jovem, o Palmeiras, além do empréstimo, já comprou 30% dos direitos econômicos do jogador. Na última quarta-feira, Sasaki conheceu a Academia de Futebol e vestiu a camisa do Palmeiras. Inclusive, uma foto deste momento acabou vazando nas redes sociais.

Daiju Sasaki
Daiju Sasaki fará 19 anos em setembro (Foto: Reprodução de internet)

CHANCE DE PARCERIA?

Como explicado no início da nota, a possibilidade de qualquer tipo de parceria com a Rakuten ainda é um sonho. Porém, para que algo receba o incentivo do conglomerado, é necessário promover os valores centrais da empresa de uma forma natural. E, em entrevista recente detalhando o apoio ao Golden State Warriors, Hiroshi Mikitani deixou claro quais são seus requisitos:

- Nós nos vimos (no Golden State) no objetivo de trabalhar como uma equipe. Nos vimos na paixão pela inovação. Nos vimos em ter uma mentalidade global.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter