Se não perder Dérbi, Palmeiras já se garante na Libertadores de 2020

Um empate no clássico contra o Corinthians, neste sábado, no Pacaembu, assegura o time de Mano Menezes matematicamente para disputar a quinta edição seguida da competição

Mano Menezes Alexandre Mattos Palmeiras
Time de Mano Menezes e Alexandre Mattos está a um ponto da vaga na Libertadores (Agência Palmeiras/Divulgação)

Escrito por

O Palmeiras pode se classificar neste sábado, a seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, para a próxima edição da Libertadores. A vaga estará matematicamente assegurada se o time não perder do Corinthians, em clássico que será disputado às 19h, no Pacaembu.

O Verdão inicia esta 32ª rodada com 66 pontos. Se chegar a 67, é certo que terminará a competição nacional, ao menos, entre os seis primeiros colocados, exatamente o número de vagas que o Brasileiro dá para a Libertadores. Para entrar direto na fase de grupos, é necessário ficar entre os quatro.

TABELA
>
Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

O Inter ocupa a oitava posição e é o primeiro time fora da zona que classifica à Libertadores e que não está garantido no torneio continental - o Athletico-PR, sétimo colocado, já tem uma vaga graças ao título na Copa do Brasil. O Colorado soma 46 pontos e, caso vença o Fluminense neste domingo, no Beira-Rio, até poderia alcançar o Palmeiras, mas ocorreria uma mudança na tabela favorável à classificação alviverde.

Se o Corinthians não vencer o Verdão, fica impossível ultrapassar o rival, já que a equipe alvinegra soma, atualmente, 48 pontos, e ficaria a, no mínimo, 18 pontos do Palmeiras, em caso de empate. Faltarão apenas 18 pontos em disputa depois do clássico, mas o Corinthians continuaria com sete vitórias a menos, com seis jogos a fazer, e o número de triunfo é critério de desempate.

Com isso, a combinação empate no Dérbi com vitória do Inter tiraria o Corinthians da zona que classifica para a Libertadores. Seria o suficiente para que ninguém fora dessa área da tabela conseguisse ultrapassar os comandados do técnico Mano Menezes.

É curioso que o Palmeiras não está garantido ainda para disputar sua quinta Libertadores consecutiva exatamente por conta do Corinthians. Na combinação necessária para a vaga ser conquistada na quarta-feira, o único resultado que não se confirmou foi uma derrota do time alvinegro, que acabou vencendo o Fortaleza por 3 a 2, em Itaquera.

E o Verdão continua com chances matemáticas de ser campeão nacional. Com 66 pontos, o Palmeiras, segundo colocado, está oito pontos atrás do Flamengo, que lidera a competição com 74 pontos, número suficiente para ser, ao lado do Athletico-PR, um dos brasileiros já com vaga assegurada na Libertadores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter