Na CBF, Galiotte cobra implantação rápida de tecnologia para árbitros

Depois de erros da arbitragem em partidas do clube, presidente do Palmeiras esteve nesta segunda-feira na sede da entidade que organiza o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil

Maurício Galiotte
Galiotte cobrou a implantação do VAR e da gravação do diálogo entre árbitros e assistentes (Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

Nesta segunda-feira, Maurício Galiotte cumpriu a promessa e esteve na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para cobrar melhorias na arbitragem. O presidente do Palmeiras já tinha manifestado sua insatisfação publicamente pelo pênalti marcado contra o clube e a favor do Cruzeiro com toque de mão de Gustavo Gómez bem distante da área, na vitória alviverde por 3 a 1, nesse domingo.

O LANCE! apurou que Galiotte passou boa parte da segunda-feira na sede da entidade que organiza o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Não ocorreu somente uma reunião. O dirigente tratou sobre o assunto com diversas pessoas da CBF, tanto da equipe de arbitragem quanto com a diretoria da confederação, propondo melhorias para elevar o nível da atuação dos juízes.

- Propusemos novamente o uso de tecnologia no futebol o mais rápido possível: o VAR (árbitro assistente de vídeo, em inglês) e a gravação do diálogo do árbitro com os auxiliares. Temos de fazer algo para evoluir e melhorar - disse o presidente depois da reunião, ao SporTV.

- O Palmeiras expôs toda a nossa insatisfação com os últimos resultados da arbitragem. Avaliamos que a arbitragem está muito abaixo do que temos como expectativa e do nível do Campeonato Brasileiro. A proposta do Palmeiras é utilizar a tecnologia no futebol o mais rápido possível - prosseguiu.

Logo depois do jogo de domingo, ainda no Pacaembu, Galiotte manifestou-se contra o nível da arbitragem brasileira. E reclamou não só do pênalti marcado a favor do Cruzeiro, mas do gol anulado diante do mesmo Cruzeiro, na ida do duelo entre os clubes na Copa do Brasil, e também do pênalti desmarcado na final do Paulista, contra o Corinthians.

No intervalo da partida desse domingo, o diretor de futebol Alexandre Mattos também reclamou do árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva, que registrou o protesto na súmula. A CBF já anunciou que Dewson e seu quadro de arbitragem em Palmeiras x Cruzeiro, assim como outros árbitros que erram na última rodada do Brasileiro, apitarão jogos da Série B para serem reavaliados se têm condições de voltar a trabalhar na primeira divisão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter