Bola parada? Bola rolando? Confira o raio-x dos gols do Palmeiras em 2023

Verdão mostra repertório equilibrado até este momento do ano e prova que é um time que sabe variar as jogadas

Gabriel Menino, Raphael Veiga e Rony - Palmeiras x Ferroviária
Gabriel Menino, Raphael Veiga e Rony em comemoração após gol no duelo contra a Ferroviária. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

O Palmeiras é conhecido por ser um time mortal nas bolas aéreas e que tem nisso o ponto forte de seu repertório ofensivo. No entanto, os gols do time em 2023 não saem somente a partir desse recurso. Aliás, eles nem representam a maioria neste momento. O LANCE! levantou todos os tentos anotados pelo Verdão e fez um raio-x deles. Atualmente, a bola rolando tem sido a mais relevante.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

​Até aqui, o Verdão já somou 22 gols na temporada, sendo nove de bola parada: três de pênalti,
um a partir de cruzamento em cobrança de falta e cinco a partir de escanteio. Os números impressionam, mas não são maiores do que os 13 gols de bola rolando, a maioria até aqui.

Dos 22 gols, dez foram de bola aérea, grande pilar da equipe comandada por Abel Ferreira, sendo três em bola rolando e sete em bola parada.

Já em relação à origem desses gols, nove vieram pelo lado direito, 11 pelo lado esquerdo e dois pelo centro, sendo 17 marcados dentro da área e cinco fora. No que diz respeito à parte do corpo utilizada, 15 gols foram com os pés, seis de cabeça e um com outras parte do corpo.

Esses dados evidenciam o equilíbrio da equipe do Palmeiras, que mostra não depender de uma jogada específica para marcar gols e alcançar seus resultados. O time varia suas armas, que são desenvolvidas em todos os lados do campo, garantindo um vasto repertório para balançar a rede nesta temporada.

> Com reforços do sub-20, Palmeiras se reapresenta e inicia semana de treinamentos

No momento, Rony e Raphael Veiga são os artilheiros do Verdão em 2023, com cinco gols cada. Quatro dos cinco gols marcados pelo camisa 10 (contra Água Santa, Corinthians e RB Bragantino) contaram com a assistência de Veiga.

Gabriel Menino - Palmeiras x Ferroviária
Bola aérea é uma das principais armas do Palmeiras. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O camisa 23 participou diretamente de 11 dos 22 gols do Palmeiras na temporada, ou seja, metade, enquanto Rony teve participação direta em sete.

Líder do Grupo D e com a melhor campanha do Campeonato Paulista, no próximo domingo (05), o Verdão visita o Guarani, em Campinas, às 16h (horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos. Em caso de vitória, o Palmeiras garante o mando de campo nas quartas de final diante do São Bernardo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter