Mais letal do que nunca, Atalanta pode alcançar marca histórica no Italiano
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Mais letal do que nunca, Atalanta pode alcançar marca histórica no Italiano

atalanta
Atalanta tem média de quase três gols por jogo no Italiano (POOL UEFA / AFP)
André Schmidt - 23/06/2020 - 14:27
O que a Atalanta vem fazendo nas últimas temporadas é especial. Rebaixado três vezes nesse século - 2003, 2005 e 2010 -, o clube se reergueu nas últimas temporadas e hoje é uma das grandes sensações não só da Itália, mas da Europa. Principalmente em razão do seu jogo ofensivo e coletivo.

Após ficar na parte de baixo da tabela do Italiano por cinco anos consecutivos depois de seu retorno à elite - a melhor colocação havia sido um 11º lugar em 2013/2014 -, o clube de Bérgamo virou a chave com a chegada do técnico Gian Piero Gasperini, em 2016. Logo na primeira temporada sob o comando do treinador a equipe conquistou a 4ª posição na competição nacional e se classificou para a Liga Europa, algo que não ocorria desde 1990.

Desde então a Atalanta coleciona bons resultados e números expressivos. Em 2018/2019, o time teve o melhor ataque do Campeonato Italiano marcando 77 gols em 38 partidas, um recorde na história do clube. Em 19/20, ocupando atualmente a 4ª colocação na tabela - foi 3º na última temporada -, já são 74 tentos em apenas 26 partidas. Se mantiver a média atual de 2,84 bolas na rede por rodada, terminará a competição com 107 gols, igualando a marca do Milan de 50/51. Foi a última vez que uma equipe atingiu os três dígitos na Serie A.

O que mais chama a atenção da Atalanta é a distribuição dos gols. Nenhum jogador do time aparece no top 3 dos artilheiros do campeonato, mas em contrapartida 14 atletas diferentes já estufaram as redes. O trio ofensivo formado por Ilicic, Muriel e Zapata se destaca com 41 gols. São 15 do atacante esloveno e 13 de cada colombiano, mostrando um equilíbrio na divisão de gols.

Papu Gómez, com 11 assistências, é o grande garçom do time. Mas não é o único capaz de servir seus companheiros. Robin Gosens, com seis, Zapata, Ilicic, Pasalic e até o zagueiro brasileiro Rafael Tolói, todos com cinco, também aparecem entre os jogadores com mais passes para gol no Italiano. 

Quarta colocada no campeonato, a Atalanta volta a campo nessa quarta-feira para enfrentar a Lazio. Com 51 pontos conquistados, o time está a apenas seis da Inter de Milão, a terceira na classificação.

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance