Vasco comunica que não jogará o NBB por ‘racionalização de recursos’

Cruz-Maltino transfere verba de patrocínio da TIM para as categorias de base do futebol e fica sem garantias de manutenção de um elenco profissional de basquete para 2019/2020

Bauru x Vasco - NBB
Vasco disputou as últimas edições do NBB em meio aos problemas financeiros do clube (Foto: Divulgação)

Escrito por

O Vasco não disputará a próxima temporada do NBB. Neste sábado, último dia para as equipes se inscreverem no torneio, o clube anunciou a decisão, motivada por dificuldades financeiras e uma nova estratégia de uso da verba de patrocínio da Tim. 

Uma decisão do presidente do Cruz-Maltino, Alexandre Campello, de destinar os recursos especificamente para o futebol de base, levou o vice-presidente de quadra e salão, Jorge Veríssimo, a pedir demissão do cargo na última sexta-feira. Com isso, o time informou à Liga Nacional de Basquete (LNB) que não compareceria à reunião deste sábado para sacramentar os participantes.

"O Clube lamenta por tomar decisão sem dúvida alguma impactante para torcedores e profissionais de uma modalidade tão tradicional e com histórico de conquistas inestimáveis. Trata-se de uma medida motivada pela contínua necessidade de racionalização dos recursos financeiros. Decisões como esta, por vezes dolorosas, fazem parte deste processo de recuperação financeira que está em curso no Clube, condição indispensável para que o Vasco da Gama, o mais brevemente possível, faça jus à tradição de estar presente, com força, em todos os esportes", afirmou o Vasco, por meio de nota oficial.

O clube também fez um agradecimento Jorge Veríssimo pelo período à frente da pasta. Disse ainda que respeita a decisão e que, em breve, anunciará um novo nome para substitui-lo.

O Cruz-Maltino reativou o basquete masculino profissional na temporada 2015/2016, ano em que venceu a Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB. Em três edições no principal campeonato do país, a equipe acumulou um nono (2016/2017), 11º (2017/2018) e 13º (2018/2019) lugares. Para retornar à elite em 2020/2021, caso haja condições financeiras, o Vasco terá de repetir o ciclo.

Logo na primeira temporada no NBB, o Vasco não conseguiu honrar todos os compromissos com os jogadores, o que se repetiu nos anos seguintes e levou a uma série de processos na Justiça. Na última edição, o clube ficou perto do rebaixamento, mas se salvou. Na ocasião, a diretoria havia declarado publicamente que a equipe seria mantida, apesar das dificuldades financeiras.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter