Rafaela Silva é bronze no Grand Slam de Brasília e país leva nove medalhas

Campeã olímpica vence disputa pelo terceiro lugar, em meio ao caso de doping no Pan. Competição continua nesta segunda-feira, mas o país não terá Mayra Aguiar, por lesão

Grand Slam de Brasília
Rafaela Silva foi ao pódio no Grand Slam de Brasília, no último domingo (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Escrito por

Na luta para se defender de uma acusação de doping, a campeã olímpica Rafaela Silva (57kg) conquistou no último domingo a medalha de bronze no Grand Slam de Brasília. O país encerrou o primeiro dia do evento com nove medalhas. Duas foram de ouro, com Allan Kuwabara (60kg) e Daniel Cargnin (66kg).

Rafaela foi superada pela brasileira Katelyn Nascimento, de 21 anos. Na disputa pelo bronze, bateu a portuguesa Telma Monteiro. Por enquanto, a judoca está liberada para lutar, uma vez que a substância com a qual ela foi flagrada no Pan de Lima, o fenoterol, presente em medicamentos para asma, é especificada pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Seu futuro depende de decisão da Federação Internacional de Judô (IJF), que pode aplicar uma suspensão se entender que a atleta teve alguma parcela de culpa. 

As demais medalhas do país foram de Eric Takabatake (60kg, prata), Larissa Pimenta (52kg, prata), Gabriela Chibana (48kg, prata), Ketelyn Nascimento (57kg, prata), Willian Lima (66kg, bronze) e Eleudis Valentim (52kg), namorada de Rafaela.

Kuwabara (60kg) derrotou o cabeça de chave número um de Brasília, Francisco Garrigos (ESP), nas quartas, depois de vencer seus dois combates iniciais. Na semi, ele superou o russo Islam Yashuev, 16º do ranking mundial, por ippon, e derrotou na decisão o compatriota Eric Takabatake, por ippon..

Cargnin passou pelo cazaque Sunggat Zhubatkan, o búlgaro Bozhidar Temelkov, Charles Chibana e o alemão Sebastian Seidl. Na final, encarou o italiano Manuel Lombardo, 12º no ranking mundial, e venceu com um waza-ari na metade do confronto.

Nesta segunda-feira, mais quatro categorias entram no tatame: Meio-Médio e Médio feminina e Leve e Meio-Médio masculina, com dezesseis brasileiros. As disputas de medalhas se iniciam a partir das 16h (de Brasília). 

Mayra Aguiar sente lesão no joelho e não lutará

Uma notícia triste para o Brasil foi a retirada de Mayra Aguiar da lista de inscritos no torneio. Nesta segunda-feira, a CBJ anunciou que a bicampeã mundial sofreu uma lesão no joelho esquerdo durante o último treinamento preparatório na capital federal. Ela não terá de passar por cirurgia.

– Os exames de imagem mostraram uma lesão parcial de ligamento, que não requer cirurgia, mas incapacita a atleta para lutar nesta terça – atestou o médico da Seleção Brasileira de judô, doutor Mateus Saito.

Sem a atleta, o Brasil será representado no meio-pesado por Samanta Soares, Giovanna Fontes e Camila Ponce.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter