Pela quinta vez, Ana Marcela Cunha é eleita melhor do mundo

Brasileira foi escolhida pela FINA como atleta feminina do ano em águas abertas; em 2018, Ana Marcela foi tetracampeã mundial na maratona aquática

Ana Marcela Cunha é eleita melhor nadadora do mundo pela quinta vez
Pela quinta vez, Ana Marcela Cunha é eleita melhor do mundo em águas abertas (Foto: Divulgação/FINA)

Escrito por

Neste domingo, Ana Marcela Cunha voltou a ser reconhecida e foi eleita pela Federação Internacional de Esportes Aquáticos (FINA, na sigla original em inglês) a melhor nadadora do mundo em águas abertas. Esta é a quinta vez que a brasileira recebe o prêmio do World Aquatics Gala após os troféus em 2010, 2014, 2015 e 2017.

Em 2018, a nadadora brasileira chegou ao tetracampeonato da Série Mundial de maratona aquática. Na etapa final da disputa, ela precisava apenas largar para conquistar o troféu. Mesmo assim, ela concluiu a prova - e superou, inclusive, uma queimadura de água viva -, ficando em terceiro.

Além disso, Ana Marcela superou a rival Sharon van Rouwendaal (ouro na Rio-2016) e levou o Troféu Brasil, disputado em Copacabana. No Pan-pacífico, a nadadora conquistou a medalha de bronze na prova dos 10km de maratona aquática, o primeiro da história do país no torneio. Na Série Mundial, ela venceu duas etapas, ficou com a prata em uma e colecionou três bronzes.

Já no Sul-Americano de Deposrtes Aquáticos, ela teve uma campanha perfeita. Ana Marcela disputou três provas e foi ouro em todas elas: 5km, 10km e no revezamento com Viviane Jungblut, Victor Colonese e Allan do Carmo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter