Papo com Helio Castroneves: ‘Mais um passo em busca do título’

Piloto fala sobre a participação na Motul Petit Le Mans, prova de 10 horas em Road Atlanta

Helio Castroneves em Road Atlanta (Foto: LAT/IMSA)
Helio Castroneves em ação em Road Atlanta (Foto: LAT/IMSA)

Escrito por

Oi galera, tudo bem?

Hoje, eu quero falar da minha participação na Motul Petit Le Mans, prova de 10 horas de duração em Road Atlanta e que foi disputada sábado passado, contando pontos para a sétima e antepenúltima etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Dessa vez não deu para ganhar, mas em compensação fomos novamente ao pódio e avançamos mais ainda no campeonato. Largamos em segundo, chegamos em segundo e subimos para segundo na pontuação.

Apesar do bom resultado, foi uma corrida muito difícil e tensa, inclusive com um acidente na parte final que quase botou tudo a perder. Nosso trio esteve forte o tempo todo e foi muito importante a participação do Alexander Rossi, que veio unir forças comigo e com o Ricky Taylor.

Ao final das 10h00min22s761, cumprimos as 460 voltas da corrida e, destas, lideramos 131. Fizemos ao todo 15 paradas e acabei completando o maior número de voltas. Foram 177. O Ricky fez 172 e o Rossi fechou com 111.

Claro que o melhor seria a vitória, mas todos na equipe fizeram um trabalho fenomenal e o resultado foi mais um passo importante na nossa busca pelo título da temporada. Faltam ainda duas provas e estarão em jogo 70 pontos. Nossa diferença para os líderes é de somente oito pontos, o que nos coloca em condição muito competitiva.

É um esforço de todos no Team Penske para encerrar a parceira com a Acura da melhor maneira possível. Como vocês sabem, por causa da conclusão do contrato de três anos, as disputas de Laguna Seca e Sebring serão as duas últimas a bordo do Acura ARX-05 DPi #7. Sem dúvida, é um carro fantástico, dos melhores que já pilotei. Certamente, vou sentir falta dele.

Mas a carreira de todo piloto é formada de ciclos. Esse é mais um que vou cumprir e muita gente me pergunta o que vou fazer em 2021. Ainda é prematuro adiantar alguma coisa, pois estou conversando com muita gente e estudando várias possibilidades, todas muito legais.

A única coisa que posso adiantar é que amo o que faço, ainda tenho muita lenha para queimar e meu entusiasmo está em alta. Assim, estarei nas pistas e, prometo, os leitores do Lance saberão todos os detalhes assim que eu fechar as negociações.

Forte abraço a todos e até a semana que vem!

* Helio Castroneves é piloto do Acura Team Penske no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e do Chevrolet Team Penske na Indy 500.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter