Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Medalhista olímpico do surfe anuncia aposentadoria para cuidar da saúde

Surfista encerra a carreira como "wildcard" da etapa de Bells Beach, na Austrália

Aos 33 anos, Owen Wright anunciou aposentadoria do surfe(Foto: WSL/Divulgação)
Escrito por

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Owen Wright anunciou a sua aposentadoria d surfe profissional. O australiano de 33 anos se despedirá das competições em Bells Beach, na Austrália, como convidado da próxima etapa da World Surf League 2023. A decisão veio após uma série de conversas com sua família, treinadores e equipe médica.

- Após minha lesão cerebral traumática em 2015, meu desejo de provar a mim mesmo e ao mundo que ainda posso ser ótimo e superar esse incidente com risco de vida inspirou minha recuperação. . Agora, oito anos depois, após desafios e conquistas, posso olhar para trás com alegria, sabendo que alcancei esse objetivo. Hoje compartilho a notícia de que vou me aposentar das competições do mais alto nível do surf. Meu último evento será a etapa de Bells Beach, onde estou ansioso para comemorar minha carreira e agradecer aos meus fãs, amigos e família por todo o apoio ao longo dos anos - declarou.

+ WSL: Brasil no topo do surfe! João Chianca conquista a etapa de Peniche, em Portugal

Owen Wright sofreu uma concussão cerebral durante um treino para Pipeline Masters, em 2015, e ficou afastado das competições por 15 meses. Foi constatada, na época, hemorragia e inchaço cerebral.

O surfista dominou o cenário do Australian Pro Junior Series antes de se qualificar para o elite Championship Tour, o Circuito Mundial de Surfe, em 2010. Na competição mais importante da modalidade, o atleta conquistou quatro vitórias em eventos: o Quiksilver Pro New York 2011, o Fiji Pro Cloudbreak 2015, o Quiksilver Pro Gold Coast 2017 e o Outerknown Tahiti Pro 2019.

Ele é um dos cinco surfistas a marcar uma bateria perfeita na competição, feito conquistado apenas oito vezes na história do CT. Wright fez isso em duas oportunidades ao longo do circuito.

- Não vou me aposentar totalmente do surf, mas apenas do surf de ondas pesadas. Espero continuar surfando pelo resto da minha vida; Amo surfar e agradeço ao esporte por tudo que tenho. Espero que neste novo capítulo da minha vida eu possa ajudar a ser uma voz para a saúde do cérebro e um defensor de atletas de todos os esportes que sofreram concussões ao longo de suas carreiras - acrescentou.

A etapa de Bells Beach ocorre entre os dias 4 e 14 de abril. Owen Wright competirá como wildcard (convidado) da WSL. O surfista será homenageado pela organização no evento.