Mayra Aguiar conquista o bronze no Japão e chega a seis medalhas em mundiais de judô

Judoca gaúcha tem, agora, dois outros, uma prata e três bronzes na história da competição. Ela conquistou sua última medalha ao derrotar a portuguesa Patricia Sampaio por ippon

Mayra Aguiar - Judô
Mayra derrotou Patricia Sampaio e ficou com o bronze (Foto: Rafal Burza / CBJ)

Escrito por

A gaúcha Mayra Aguiar conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Judô, disputado na arena Nippon Budokan, em Tóquio, no Japão, na categoria meio-pesado (78kg). Número 1 do ranking mundial, a atleta de 28 anos caiu para a francesa Madeleine Malonga, quarta do do ranking, na semifinal, mas depois derrotou a portuguesa Patricia Sampaio por ippon e garantiu um lugar no pódio.

Esta foi a sexta medalha da brasileira em mundiais. Ela já havia conquistado dois outros, uma prata e dois bronzes. Agora, ela é a maior medalhista do judô brasileiro em Mundiais. Com a experiência três Olimpíadas, além de vários mundiais, Mayra recuperou-se rapidamente da derrota na semifinal e voltou determinada ao tatame para garantir a vitória sobre a jovem portuguesa Patrícia Sampaio.

- Eu comecei (a lutar) muito cedo e acho que isso me ajudou muito a conquistar essas medalhas em Mundial. É uma competição que gosto bastante, que eu me dedico muito e é um campeonato bem forte, todo mundo muito bem preparado e um nível super alto. Gosto muito de lutar Mundial e mais ainda aqui no Japão, que tem uma energia diferente, e o povo adora o judô, é a casa do esporte - disse Mayra.

A francesa Madeleine Malonga, que derrotou Mayra na semifinal, ficou com o ouro da categoria, enquanto a japonesa Shori Hamada ficou na segunda colocação. Loriana Kuka, do Kosovo, também garantiu um bronze.

- Aqui é diferenciado. Minha primeira medalha em Mundial foi em Tóquio, então eu tenho um carinho muito especial por esse país. E é sempre bom poder vir aqui e sair com uma medalha no peito - concluiu Mayra Aguiar.

Entre os homens, o Brasileiro teve dois representantes no meio-pesado (100kg). Enquanto Leonardo Gonçalves parou na primeira luta, ao ser derrotado por ippon para o Zelymn Kotsoiev, do Azerbaijão, Rafael Buzacarini foi até o terceiro confronto. Ele derrotou o árabe Ivan Remarenko, nas punições, na primeira luta, e o alemão Karl Richard-Frey com waza-ari no golden score na segunda luta. Mas parou no vice-campeão olímpico, Elmar Gasimov, do Azerbaijão, ao sofrer um ippon.

- Meu estilo de luta é assim, sempre para frente. Quem assistiu viu que eu estava melhor, mas ele encaixou o golpe ali e entrou. Era uma luta importante para o ranking mundial, para disputa de vaga olímpica, mas vamos seguir em frente - disse Leo.

No penúltimo dia de Mundial o Brasil será representado por seus quatro judocas do peso pesado: David Moura (+100kg), Rafael Silva (+100kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Até o momento, o país soma dois bronzes no evento, com as medalhas de Rafaela Silva (57kg) e Mayra Aguiar (78kg).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter