Índice Olímpico e recorde Sul-Americano; saiba quem é Mafe Costa, destaque do Mundial de Doha

Conheça o talento brasileiro da natação feminina

AFP__20231021__33YV9ZX__v1__HighRes__SwimmingPanam2023SantiagoPodium-scaled-aspect-ratio-512-320
Maria Fernanda com a medalha de prata em Santiago 2023 (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP)

Escrito por

Maria Fernanda Costa, representante da natação do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Doha, no Catar, vem sendo um grande destaque na comitiva verde-amarela durante a competição. Isso devido aos feitos de quebra de recordes e também pela conquista do índice olímpico.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Com esses feitos, o nome dela esta sendo muito procurado nas redes sociais e também nos sites de busa, pensando nisso, o Lance! te apresenta Mafe Costa.

SWIM-WORLD-2024
Mafê em ação pelos 400m livre (Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP)

🏊🏼 QUEM É MAFÊ COSTA?

Carioca de 21 anos, Maria Fernanda começou a natação aos 14, em 2016. Em entrevista ao site "UOL", a brasileira contou que quando ainda estava na escola, foi assistir a seletiva olímpica brasileira, realizada no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Assistiu à tristeza de Cesar Cielo por não conseguir a vaga, e a felicidade de Bruno Fratus por alcançá-la.

Maria passou por momentos difíceis na carreira e era tratada até meses atrás, como desconhecida. Porém, a virada de chave aconteceu quando começou a treinar com Fernando Possenti, que treinou Ana Marcela Cunha, por mais de 10 anos, e foi um dos responsáveis pelo ouro olímpico da atleta.

Nesses 13 meses de trabalho entre Possenti e Mafê, a brasileira mostrou uma grande evolução. Como por exemplo, em 2022, aos 20 anos, ainda que tenha ganhado uma medalha nos 200m borboleta, a atleta teve o 68º melhor desempenho feminino do Troféu Brasil de natação, que serviu de seletiva para o Mundial daquele ano. No último passado, teve o segundo e o terceiro. Além disso, a brasileira também conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

E no Mundial de Doha, Mafê, em três provas disputadas, 400m livre, revezamento 4x100m livre e 200m livre, conquistou três finais, dois recordes sul-americanos e dois índices olímpicos. Com direito a quarto lugar nos 400m livre.

Com a conquista do índice olímpico, Maria Fernanda está de malas prontas para representar o país e promete ter ótimos resultados durante as provas de Paris 2024.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter