Etiene Medeiros quebra recorde nos 50m costas pelo Troféu Maria Lenk

Pernambucana faz 27s36 na modalidade e detém o melhor resultado da competição. Nicholas Santos se destaca nos 50m borboleta (22s77), mas não vai ao Mundial

Etiene Medeiros
Etiene conquista a melhor marca no mundo nos 50m costas, neste sábado (Foto: Simone Castrovilarri)

Escrito por

A brasileira Etiene Medeiros obteve o recorde do campeonato e melhor tempo do mundo da temporada nos 50m costas no feminino no Troféu Maria Lenk. Neste sábado, a pernambucana conseguiu a medalha de ouro na modalidade e fez um tempo de 27s36, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Com a prata, Andrea Eliana Berrino, com 28s59, e na terceira posição, Erika Ribeiro Gonçalves, com 28s77. No domingo, haverá as últimas finais do Troféu Maria Lenk a partir das 17h45.

Nos 50m borboleta a vitória com Nicholas Santos, da Unisanta, ao fazer 22s77 dentro da água e é a segunda melhor marca do mundo (o primeiro é russo Oleg Kostin, com 22s74), mas não crava vaga ao Mundial na Coreia do Sul, em julho. Gabriel Santos, do Pinheiros, ficou com a prata, com 23s43. O bronze foi para Vini Lanza, do Minas.

- Na realidade, falando da sensação da prova, tinha nadado os 100m borboleta, os 100m livre e não me senti tão fresco à tarde. Faltou um pouco no final. Não desmerecendo outros nadadores. Quando eu entro nessa prova, eu sei que sou o cara mais rápido nessa prova. O que me motiva é o que os caras fazem lá fora. É o que me mantem com chama de continuar treinando. Eu vejo o que os caras fazem lá, porque não tem sentido ficar ganhando campeonato brasileiro - disse Nicholas.

Apesar da vitória do veterano, por ora, está fora do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul, em julho. A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) definiu em seu critério de convocação que apenas distâncias que fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos seriam elegíveis para formar a seleção rumo à Ásia.

Pelo 200m medley, Caio Pumputis venceu a prova, com 1min57s70. Leonardo Santos na segunda posição, com 1min59s56, e conquistaram o índice necessário para o Mundial.

Outra mulher que se destacou na água, foi Daiene Dias, que venceu os 50m borboleta, com 26s31 e quebrou o jejum de vitórias brasileiras femininas no Maria Lenk. Na segunda posição houve empate, com duas pinheirenses: Giovana Diamante e Luanna Oliveira (26.65).

Nos masculino, pelo 50m costa, Guilherme Guido comemorou mais um título de Campeonato Brasileiro. Com 24s94, ele ganhou sua 18ª medalha de ouro. Na última prova do dia, Delfina Pignatiello conquistou mais uma medalha de ouro na competição. Ela completou os 400m livre com 4m09s22. Viviane Jungblut foi a melhor brasileira com 4m09s28, seguida de Aline Rodrigues (4m13s68).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter