Breakdance pode ser modalidade olímpica nos Jogos de Paris 2024

Depois de ser testado na Olimpíada da Juventude de Buenos Aires em 2018, modalidade pode estrear no evento principal. Surfe, skate e escalada continuam no programa olímpico.

Breakdance nos Jogos da Juventude de Buenos Aires 2018
Breakdance pode ser novidade na Olímpiada de Paris, em 2024 (Foto: Divulgação / COI)

Escrito por

O Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024 anunciou, nesta quinta-feira, que o breakdance pode ser incluído no programa olímpico. Na lista de esportes adicionais para o evento, os dirigentes franceses mantiveram o surfe, o skate e a escalada esportiva, modalidades que serão novidade em Tóquio 2020.

A mudança ainda depende do aval do Comitê Olímpico Internacional (COI). O Comitê Executivo da entidade vai analisar as propostas em reunião agendada para o fim de março. Uma aprovação provisória pode ser concedida em junho, mas o COI só vai bater o martelo sobre o assunto em dezembro de 2020.

Outros esportes que farão parte do programa de Tóquio não foram incluídos para a Olimpíada na França: karatê, beisebol e o softbol. Os franceses também deixaram de fora o squash, a sinuca e o xadrez, modalidades que tentavam vaga no evento de 2024.

O breakdance foi disputado nos Jogos da Juventude de Buenos Aires, no ano passado, como uma espécie de teste. O Comitê Organizador de Paris 2024 destacou a forte presença do esporte no país como justificativa para a inclusão no programa olímpico. A França só fica atrás dos Estados Unidos no número de praticantes.

O bicampeão olímpico de canoagem e presidente do Comitê Organizador de Paris 2024,Tony Estanguet, justificou a escolha.

- Conecta-se aos melhores esportes do mundo para levar aos Jogos uma dimensão mais urbana, mais esportiva da natureza, mais artística - disse Estanguet.

A expectativa dos organizadores é que 248 atletas disputem os quatro esportes adicionais. O número total de competidores não pode ultrapassar 10.500, segundo as determinações do COI.

Se aprovado, o breakdance terá uma prova masculina e outra feminina, com 16 atletas cada. Na programação, o skate não sofre alterações e continua com quatro provas e 96 atletas. A escalada esportiva também tem a previsão de quatro provas, disputadas pelo total de 72 atletas. Por fim, surfe terá 24 atletas na disputa masculina e o mesmo número na feminina.

Maratona com novidades

Uma das provas olímpicas mais tradicionais também trará novidades em Paris. A maratona será aberta à participação de atletas amadores, mas os detalhes de como isso será feito não foram divulgados. Os organizadores ainda estudam a possibilidade de abrir outros esportes ao público.

- Pela primeira vez na história dos Jogos, Paris 2024 vai abrir a experiência olímpica ao grande público e dar a possibilidade de cada um participar de uma grande prova como a maratona, no mesmo percurso e nas mesmas condições dos atletas olímpicos - afirmou o Comitê Organizador dos Jogos. por meio de nota.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter