Brasil iguala em Buenos Aires 2018 o total de medalhas de Nanquim 2014

País subiu ao pódio em nove modalidades e conseguiu 15 medalhas, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018, mesmo número de pódios da edição anterior do torneio

Time Brasil
Brasil conquistou 15 medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude de Be (Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB)

Escrito por


A terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude chegou ao fim nesta quinta-feira, em Buenos Aires, na Argentina. Com a medalha de ouro conquistada pela equipe masculina de futsal no último dia de disputas, o Time Brasil encerrou a competição com um total de 15 medalhas (duas de ouro, quatro de prata e nove de bronze, em nove modalidades diferentes. O resultado é o mesmo, em número de pódios, da última edição do evento, em Nanquim 2014. Em Cingapura 2010, o Brasil conquistou sete medalhas.

O chefe da missão brasileira em Buenos Aires e gerente executivo de Alto Rendimento do COB , Sebástian Pereira, avaliou positivamente o desempenho dos jovens atletas brasileiros na Argentina e destacou a importância deles terem uma experiência olímpica na carreira.

– Estamos satisfeitos com os resultados apresentados pelos atletas brasileiros em Buenos Aires. Ainda há muito trabalho a ser feito com esses jovens, mas as 15 medalhas conquistadas em nove diferentes modalidades demonstram que temos uma geração promissora para os próximos anos. Além dos resultados esportivos, o mais importante foi proporcionar a primeira experiência olímpica a eles. Temos certeza que vivenciaram momentos inesquecíveis e que seguirão ainda mais motivados a continuarem se dedicando ao máximo à carreira esportiva – disse Pereira.

Entre os destaques do Brasil, estão o ouro de Keno Marley e o bronze de Luiz Gabriel “Bolinha” Oliveira, o neto de Servílio de Oliveira, no boxe. Diogo Soares na ginástica artística faturou duas medalhas individuais. Na natação, o Brasil conseguiu uma inédita prata no revezamento 4x100m livre feminino. Outro momento marcante foi o ouro masculino na estreia do futsal como evento olímpico. O atletismo também voltou ao pódio da competição, depois de ter ficado fora em Nanquim 2014. O taekwondo e o tênis mantiveram a tradição de medalhas em Jogos da Juventude com Sandy Macedo e Gilbert Soares, respectivamente. Outro destaque foi a inédita medalha do badminton, com Jaqueline Lima, que participou de uma disputa por equipes multinações (formada por atletas de vários países).

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vê os Jogos Olímpicos da Juventude como um momento estratégico para a detecção de talentos do esporte nacional. Muitos atletas que brilharam nos Jogos Olímpicos Rio 2016 passaram pelos Jogos Olímpicos da Juventude, entre eles Thiago Braz, Isaquias Queiroz, Felipe Wu, Arthur Nory, Flávia Saraiva e Hugo Calderano. O judoca Sebástian, que competiu nos Jogos de Atlanta 96, afirmou que o objetivo do COB é desenvolver a geração de Buenos Aires para os Jogos de Paris 2024 e Los Angeles 2028.

– Muitos atletas apresentaram excelente desempenho em Buenos Aires, mas sabemos que ainda são bastante jovens e precisam se desenvolver. Pode ser que alguns dos que estiveram aqui integrem o Time Brasil em Tóquio 2020, mas o foco principal desta geração são os Jogos de Paris 2024 e Los Angeles 2028. O COB passa agora a acompanhá-los de perto e dará o suporte para o desenvolvimento destes atletas – ressaltou Sebástian.


Buenos Aires 2018 apresentou novos formatos de modalidades, como o basquete 3x3, que fará sua estreia na versão adulta, em Tóquio 2020, o kitesurfe, classe da vela que está no programa de Paris 2024, e o ciclismo BMX freestyle, que visa uma aproximação com o público jovem. O futsal participou pela primeira vez de uma competição olímpica e foi a única a modalidade coletiva em que o Brasil esteve representado. Escalada, caratê, break dance, ginástica acrobática e handebol de areia também fizeram parte do programa, mas sem a presença de brasileiros.

A terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude contou com a participação de aproximadamente quatro mil atletas de 206 países para a disputa de 36 modalidades e 280 provas.

MEDALHAS DO TIME BRASIL EM BUENOS AIRES 2018

Ouro
Keno Marley – boxe (-75kg)
Equipe masculina de futsal - Breno Bertoline, Caio Valle, Françoar Oliveira, Guilherme Henrique, João Victor Sena, Mateus Barbosa, Matheus Moura, Vitor Henrique, Wesley Reinaldo e Yuri Gavião

Prata
Diogo Soares – ginástica artística (barra fixa)
Ana Carolina Vieira, Fernanda Goeij, Maria Luiza Pessanha e Rafaela Raurich - natação (Revezamento 4x100m livre feminino)
Ana Carolina Vieira, André Calvelo, Lucas Peixoto e Rafaela Raurich - natação (Revezamento 4x100m livre misto)
André Calvelo, Lucas Peixoto, Murilo Sartori e Vitor Souza – natação (Revezamento 4x100m livre masculino)


Bronze
Letícia Lima – atletismo (200m)
Lucas Conceição – atletismo (200m)
Jaqueline Lima – badminton (equipe mista multinações)
Luiz Gabriel de Oliveira – boxe (-52kg)
Diogo Soares - ginástica artística (Individual Geral)
Duda Vaz - judô (-78kg)
João Vitor Santos - judô (equipe mista multinações)
Sandy Macedo - taekwondo (-55kg)
Gilbert Soares – tênis (simples)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter