Brasil bate China e avança à 2ª fase do Mundial na primeira colocação

Seleção completou quatro vitórias em cinco jogos disputados na Arena Ruse e ainda contou com vitória da França sobre o Canadá para se classificar na ponta e garantir vida mais fácil

Brasil x Holanda vôlei
Na Arena Ruse, o Brasil venceu a China por 3 sets a 0, com parciais 25-21, 25-22 e 25-17 (Divulgação / FIVB)

Escrito por

A vitória sobre o Canadá deu mais fôlego para o Brasil na disputa do Mundial de vôlei masculino, e a intenção de alcançar o primeiro lugar do Grupo B falou alto na manhã desta terça-feira. Em Ruse, os atuais campeões olímpicos chegaram à sua segunda vitória consecutiva ao vencerem a China por 3 sets a 0, com parciais 25-21, 25-22 e 25-17.

Com o resultado, o Brasil encerrou a participação na chave com quatro vitórias e uma derrota. Além disso, a equipe assegurou a liderança após a França bater o Canadá por 3 sets a 1, o que garante um caminho mais tranquilo na etapa seguinte, a partir de sexta-feira.

Vencer a China, lanterna da chave, parecia tarefa simples, mas se mostrou uma missão complicada para os brasileiros, que viram os rivais saírem na frente com saque. Apesar da proximidade que as seleções mantiveram no placar, a situação do Brasil só melhorou quando Wallace, de largadinha, empatou e viu o time engrenar com viradas de ataque. Explorando o bloqueio chinês, Lucão foi um dos destaques brasileiros, enquanto Jiang se tornou o terror dos adversários. O confronto seguiu acirrado, mas a inspiração de Wallace garantiu a virada brasileira e motivou a equipe, que cresceu de produção e fechou o set com vitória por 25 a 21.

A imposição da China sobre o Brasil não voltou a aparecer na volta para a segunda parcial. Pelo contrário! A equipe deixou o nervosismo transparecer no início e abriu brecha para os latinos, que conseguiram diferença por dois pontos. Mostrando agressividade necessária no ataque, os brasileiros também cresceram na defesa e contaram com destaque de Lipe no bloqueio. Já no final do set, o time voltou a cometer falhas na quadra e a China alcançou o empate (21/21) com Liu e, na beira da quadra Renan Dal Zotto já se mostrava aflito, mas a equipe brasileira se recuperou com ponto de Evandro e erro dos chineses, e fechou o segundo set com vitória por 25 a 22.

Após garantir duas parciais, o Brasil foi para o terceiro set de olho na liderança do Grupo F. Para isso, precisava vencer a China por 3 a 0 ou 3 a 1 e torcer pela derrota do Canadá para a França - as equipe se enfrentam às 14h30 desta terça-feira. Dependendo do resultado, os brasileiros foram pressionados no início, mas não diminuíram a intensidade e abriram vantagem de seis pontos sobre os rivais com grande atuação do paredão Bruninho. Totalmente entrosado, o Brasil precisou apenas manter a força nos lançamentos e aproveitar falhas da China para chegar ao Match Point e garantir a vitória por 25 a 17.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter