Bicampeão Olímpico, Torben Grael é atração em eventos na Baía de Guanabara no final de semana

Ícone da vela brasileira disputa a 23ª edição do Preben Schmidt em Niterói e a 24ª edição da Regata Neptunus, no Rio de Janeiro

Torben Grael no barco Aileen de seu avô Preben
Divulgação

Escrito por

Final de semana de festa na Baía de Guanabara com duas tradicionais regatas que encerram o ano da Vela Oceânica do Brasil. Torben Grael, dono de cinco Medalhas Olímpicas, duas de Ouro, confirmou presença em ambas, a 23ª edição da Preben Schmidt, no Rio Yacht Club, em Niterói (RJ), no dia 15, a partir das 11h15, e no domingo, dia 16, a 24ª edição da Neptunus, com largada da Escola Naval, no Rio de Janeiro, a partir das 13h.

Torben irá navegar no tradicional barco Aiilen nas duas regatas. O barco pertencia à Preben Schmidt, um dos precursores da Vela de Oceano no Brasil e avô de Torben e Lars Grael, datado de 1912 e que no mesmo ano conquistou a Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia.

"A regata Preben Schmidt homenageia um dos precursores da Vela de Oceano no Brasil e também a pessoa que deu início a saga da família no esporte. É uma regata festiva que tem como percurso o trajeto que ele mais gostava de fazer , saindo do clube cedo , e dando a volta das ilhas Mãe e Pai , em frente às praias oceânicas de Itaipu e Itaquatiara. A regata é seguida de uma boa feijoada e confraternização dos “marujos”. O caráter da regata é eminentemente festivo e de confraternização, com expectativa de receber em torno dos 70 barcos, mas não deixa de ter grandes disputas tradicionais , inclusive entre os clássicos.
A premiação além dos vencedores nas diversas classes , premia tbm o barco mais elegante com o troféu Ingrid Schmidt Grael", detalhou Torben que contou a emoção de participar das duas regatas. À exemplo da Preben Schmidt, a Neptunus homenageia Sergio Mirsky, outro grande precursor da Vela de Oceâno no país contabilizando o maior número de milhas navegadas em competições e maior número de Fitas Azuis (cruzar a linha de chegada primeiro) com 28 conquistas.

"Velejar no Aileen é sempre um prazer enorme. A Preben , com suas disputas no percurso tradicional e com a grande confraternização que se segue e se estende até à noite, é uma grande festa da vela onde varias gerações se encontram. Preben e Sérgio Mirsky eram amigos e dois grandes amantes da vela", seguiu Torben que hoje é vice-presidente da Federação Internacional de Vela e coordenador técnico pelo Comitê Olímpico Brasileiro da equipe Olímpica de Vela Brasileira.

A Preben Schmidt, que terá participação de toda a família Grael, tem largada às 11h15 para os barcos clássicos, às 11h30 para os barcos Bico de Proa e 12h para os barcos das categorias ORC (Offshore Racing Council), IRC (International Rating Certificate) e RGS. As inscrições podem ser feitas pelo Rio Yacht Club através do email [email protected] ou pelo whatsapp pelo número (21) 99362-0564.

A Neptunus, que finaliza a disputa da Copa Brasil definindo os últimos campeões e nacionais do ano, tem largada Às 13h de todas as categorias e tem inscrições feitas pelo email [email protected] para as categorias ORC, IRC, RGS e Cruzeiro. A organização é da Associação Brasileira de Vela Oceânica em conjunto com o Iate Clube do Rio de Janeiro.

"Ter a presença de Torben Grael na Neptunus por mais uma temporada simboliza o quanto é importante a regata que terá grandes disputas pelos títulos nacionais e estaduais no ano. O final de semana é de grande festa da Vela brasileira e do Rio de Janeiro também com a Preben com toda a família Grael reunida e de todo o Brasil . Nós da ABVO ficamos felizes com esses dois grandes eventos", declarou o Almirante Casaes, que participa no barco Maestrale e é Comodoro da Associação Brasileira de Vela Oceânica. Ele tentará o bicampeonato na Neptunus na categoria ORC.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter