Alberto Bial acredita em recuperação do Vasco no NBB: ‘É o time da virada’

Antes do começo do segundo turno, treinador do Cruz-Maltino motiva o elenco para lutar por vaga nos playoffs da competição. Clube carioca está na 12ª posição, com 17 pontos<br>

Alberto Bial, técnico do basquete do Vasco
Alberto Bial está motivado para o segundo turno do Vasco no NBB (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)

Escrito por

O Vasco estreia no segundo turno do Novo Basquete Brasil (NBB), contra o Bauru, na próxima quarta-feira, às 20h, em sua casa, no Ginásio de São Januário. O técnico Alberto Bial quer usar um cântico da torcida vascaína como lema para a campanha do elenco nesta segunda fase do campeonato.

- Neste segundo turno, o Vasco, se tudo correr bem, da maneira que imaginamos, tem tudo para buscar uma recuperação e fazer uma reação, e como a própria torcida canta, ‘O Vasco é o time da virada’. Como sentimos o treino da manhã, todos os atletas se reapresentaram dentro das nossas avaliações, dentro de uma condição satisfatória, o que nos deixa muito felizes, de uma maneira bem leve. Vamos poder contar, pela primeira vez desde o início do campeonato, com todos os atletas em condições. Todas as intempéries e todos os problemas que enfrentamos nos fortalecem. E esta vontade demonstrada pelos jogadores, de fazerem todo o trabalho que foi traçado pela nossa comissão técnica, durante a paralisação (do NBB para a Copa Super 8, que reuniu os oito melhores times do primeiro turno), ficou claro na reapresentação deles - analisou o técnico. 

Em nome do elenco e da comissão técnica, Bial prometeu o crescente empenho de todo o elenco no restante da liga.

- Haverá o esforço de toda a equipe. Vamos colocar em cada um dos 13 jogos que nos restam (no segundo turno), a capacidade e a força que temos, pela qualidade do elenco. Apesar de toda a dificuldade deste campeonato e da posição em que nos encontramos (12o na tabela), temos a qualidade e a força para reverter o quadro e buscar a classificação para os playoffs. Chegando a essa classificação, das oitavas-de-final, que será o primeiro degrau, o primeiro passo, buscar novo passo `a frente, e assim deve ser vivida nossa busca por esta virada, por esta reação neste segundo turno tão difícil do NBB. Nada nos tira esta fé e esta esperança de alcançarmos os playoffs, e em jogando as oitavas, dar um pulo para as quartas - enfatizou o comandante vascaíno.

A caminhada no returno do NBB será árdua, conforme previu o técnico. Mas são desafios assim que motivam o comandante e seu elenco.

- É assim que pensamos, trabalhando passo a passo, dia-a-dia, sem lesões nem doenças, imbuídos dos nossos esforços coletivos, e de forma harmoniosa, possamos levar o Vasco da Gama ao lugar que ele merece na competição e no cenário do basquete brasileiro: lá na cabeceira, e não onde se encontra no momento. Isto será também uma resposta a adversários que desmereceram nossa agremiação e a alguns profissionais (treinadores) que invejam nosso trabalho e tantas conquistas que já obtivemos - concluiu

No turno, a equipe vascaína terminou apenas em décimo-segundo, ficando de fora da copa Super 8. Agora, a meta é a de avançar aos playoffs da competição. Pelo regulamento, do primeiro ao quarto lugar, os times avançam direto para as quartas. Já as oito equipes que se classificarem entre quinto e 12º lugares vão disputar quatro vagas, para se juntarem às quatro que já tiverem com vagas asseguradas nas quartas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter