Organização e Dourado celebram sucesso de seminário em Belém (PA)

Evento aconteceu no último final de semana, em Belém do Pará, com o comando do ex-campeão do BBB Marcelo Dourado e a organização de Iron Man Tomaz; saiba mais

dourado
Marcelo Dourado, responsável por liderar o seminário, e Iron Man Tomaz, principal idealizador (Foto: Divulgação)

Escrito por

Celeiro de grandes nomes das artes marciais, Belém do Pará recebeu, no último fim de semana (5 e 6), o Seminário Internacional de MMA, evento inédito no estado que aconteceu sob a liderança de Marcelo Dourado na Academia Machida Fight Fit.

Dourado, porém, começou seu trabalho na sexta-feira (4), quando ministrou um curso operacional de Defesa Pessoal para a ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana), voltado exclusivamente para praças, suboficiais e oficiais. Todas as atividades contaram com a realização de Iron Man Tomaz, além do apoio do Governo do Estado do Pará, da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL) e outros.

- O evento atingiu plenamente a expectativa, na verdade foi até melhor do que estávamos imaginando. O curso da ROTAM, por exemplo, contou com muitos faixas-preta de Jiu-Jitsu, atletas de Muay Thai, de Judô. Os oficiais geralmente têm uma certa resistência quando alguém de fora vem mostrar uma coisa diferente para eles, mas o Marcelo quebrou esse bloqueio e conseguiu agregar muito, desenvolvendo um trabalho de técnicas apuradas - analisou Iron Man Tomaz em bate-papo com a TATAME, que marcou presença Belém.

Faixa-preta de Jiu-Jitsu, Judô e Luta Livre, além de ser formado em Educação Física, Marcelo Dourado, que também é ex-campeão do BBB, destacou sua alegria em poder compartilhar os seus conhecimentos.

- Foi uma experiência única poder, assim como meu ídolo Hélio Gracie, passar instruções para policiais. Pude realizar esse sonho e contribuir para a evolução da Defesa Pessoal deles. Passei técnicas para se dominar o alvo sem força excessiva, com segurança, mantendo a integridade física das pessoas ao redor e evitando problemas. Já no fim de semana o foco foi outro. A turma foi de jovens a pessoas com 60 anos, do faixa-banca ao faixa-preta, homens e mulheres, então foi um desafio, mas um desafio bom. Abordei mais uma didática geral no Jiu-Jitsu, desde movimentação no tatame, em pé, até queda, passagem de guarda… Foi uma sequência para pessoas de diferentes níveis e para que todos atingissem seus objetivos - ressaltou.

Por fim, tanto Iron Man Tomaz quanto Marcelo falaram sobre a importância de um olhar mais profundo para as artes marciais na região. Tomaz, inclusive, revelou o retorno o Iron Man Championship Fight, de MMA, para novembro deste ano. - O IMCF estava há três anos praticamente hibernando, ficamos estudando as melhores maneiras de retornar com entretenimento, ação social, mas após essa pausa, no dia 9 de novembro vamos desembarcar em Belém novamente para promover a 21ª edição do evento.

Outras presenças ilustres no evento foram do secretário de esportes, Arlindo Silva, do vereador Sgt. Silvano, do coordenador jurídico da SEEL, Jeff Launder, Mestre Machida, o governador Hélder Barbalho e o vice Lucio Vale. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter