Confira 6 dicas importantes para quem vai competir o Mundial Master

O grandioso evento de Jiu-Jitsu para a categoria master é organizado pela IBJJF e, a cada ano, apresenta um número maior de atletas acima dos 30 anos

Mundial Master da IBJJF tem início nesta quarta-feira e vai até o próximo sábado (Foto: Divulgação/IBJJF)
Mundial Master da IBJJF tem início nesta quarta-feira (21) e vai até o próximo sábado (24) (Foto: Divulgação/IBJJF)

Escrito por

Por Yago Rédua

A partir desta quarta-feira (21) até o próximo sábado (24), em Las Vegas, nos Estados Unidos, acontece o Mundial Master de Jiu-Jitsu. O grandioso evento para a categoria é organizado pela IBJJF e, a cada ano, apresenta um número maior de atletas acima dos 30 anos, que vão em busca de grandes objetivos no torneio.

A TATAME conversou com o preparador físico Itallo Vilardo, que terá atletas participando do Mundial Master. O faixa-preta, que também é colunista do tatame.com.br, listou seis dicas importantes para quem vai competir neste ano de 2019. Confira abaixo!

Dica 1: Vegas é uma cidade muito quente e seca. Então, muito cuidado com a hidratação. Uma coisa que acontece muito lá é que as vezes o nariz sangra, justamente por ser uma cidade seca. Se preparem, levem soro fisiológico e manteiga de cacau para os lábios.

Dica 2: muito cuidado com o aquecimento, justamente por lá ter um ar muito seco. Evitem aquecer demais ou passar do ponto, porque pode ressecar as vias respiratórias por causa do tempo seco. Lá você soa muito, por ser uma cidade quente. Tem que ser um aquecimento bem objetivo e direto, para não se desgasta muito.

Dica 3: evitem dispersão. O Mundial é muito grande, são mais de 30 áreas de lutas, são milhares de pessoas, acontecem outros campeonatos ao mesmo tempo. Cuidado com essa dispersão para não perderem tempo. O intervalo entre uma luta e outra é curto. Acabou a sua luta, já volta para a área de luta, se reidrata e fica esperando ser chamado novamente.

Dica 4: cuidado com a alimentação. Você está em uma cidade diferente, com uma comida diferente. Gordura, pimenta… Isso tudo pode interferir, ainda mais na parte de estômago, pode alterar até o sono. Tivemos o caso do João Gabriel Rocha, no Mundial de adulto desse ano, que comeu comida japonesa na véspera do absoluto, passou mal e não pode lutar.

Dica 5: cheguem cedo, o evento é muito grande, o local é gigante, então, evitem chegar correndo em cima da hora. Se aclimatizem no ginásio, sintam o ambiente, façam tudo com calma. Aproveitem o campeonato, para lutarem muito mais relaxado.

Dica 6: o que acontece em Vegas, fica em Vegas. Boa sorte para todos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter