Cada vez maior, Brasileiro de Jiu-Jitsu premia e bate recorde em 2019

Neste ano, pela primeira vez, o Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ distribuiu premiação em dinheiro no adulto faixa-preta; torneio pagou R$ 150 mil e teve mais de 7.500 atletas

Dimitrius keiko
Faixa-preta Dimitrius Souza foi um dos destaques do campeonato em Barueri, SP (Foto: Camila Nobre/TATAME)

Escrito por

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ, que acontece desde 1996, em 2019 entrou para a história por pagar em dinheiro os campeões no adulto faixa-preta pela primeira vez. O torneio chegou ao fim no último dia 5, em Barueri (SP) – após sete dias -, e para fazer um balanço, a TATAME entrou em contato com a IBJJF para ter acesso aos dados oficiais.

Com disputas nas 19 categorias no adulto faixa-preta, contando masculino e feminino, a IBJJF/CBJJ distribuiu um total de R$ 150 mil aos campões e vices de cada divisão, além do absoluto. Vale lembrar que os valores poderiam oscilar de acordo com o número de atletas inscritos em cada categoria (entenda aqui).

Outro dado importante foi o número de participantes no Brasileiro: 7.589 competidores, desde o infantil até a categoria master. Comparando com a edição de 2018, o torneio teve um aumento de 9,6% no número de inscritos. É, de longe, a maior competição não apenas de Jiu-Jitsu, mas de lutas do Brasil em números de lutadores registrados.

Dos mais de 7.500 atletas inscritos no Brasileiro, as mulheres foram um total de 1480. A faixa que teve mais lutadores foi a azul, com 1.796. Na faixa-preta adulto, por sua vez, foram 326 atletas – 11,26% a mais que em relação a 2018.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter