Haja vaga! Veja quantos clubes disputaram as principais competições internacionais em 2017

Lanús x Grêmio
AFP

Escrito por

A temporada de 2018 pode tornar maciça a presença de clubes brasileiros em competições continentais. Caso o Flamengo mude seu panorama na decisão da Copa Sul-Americana, diante do Independiente-ARG, duas equipes expandirão seus horizontes.

Nono lugar no Brasileirão, o Atlético-MG completará um inédito G9 da Copa Libertadores. A vaga na Copa Sul-Americana de 2018 cairá nas mãos do Sport, décimo-quinto colocado na classificação final.

O LANCE! traz um levantamento de como foi a distribuição de vagas nos principais campeonatos de 2017. Confira!

BRASIL E ARGENTINA COM MAIOR ESPAÇO NA AMÉRICA DO SUL

Neste ano, o futebol brasileiro iniciou as duas principais competições continentais com 14 clubes. Na Copa Libertadores, além dos sete classificados diretamente (seis via Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil), a Chapecoense garantiu a vaga devido ao título da Copa Sul-Americana.

Outros seis clubes iniciaram a disputa da "Sula". Porém, com o decorrer das eliminações da Libertadores, Flamengo e Chapecoense tiveram nova chance continental.

Entre os argentinos, seis clubes se classificaram para a Copa Libertadores (cinco de maneira direta, e uma para as primeiras fases). Já outros seis começaram suas caminhadas na Copa Sul-Americana, sempre de acordo com a classificação no Campeonato Argentino. Porém, com o decorrer da Liberta, Estudiantes e Atlético Tucumán foram para o torneio.

Terra do campeão da Libertadores de 2016, Atlético Nacional, a Colômbia teve nove participantes em competições continentais. Além de um quinteto na principal competição continental, quatro equipes iniciaram a caminhada na Copa Sul-Americana (e Junior Barranquilla, Santa Fe e Independiente Medellín ainda entraram no torneio após serem eliminados na Liberta).

Já o Uruguai garantiu oito vagas diretamente para competições continentais (quatro na Copa Libertadores e quatro na Copa Sul-Americana). Mesmo número e distribuição destinados ao Paraguai (que, na "Sula", ainda teve os "reforços" de Olimpia e Libertad durante a competição) e ao Chile (que, na Copa Sul-Americana, ainda viu a entrada do Deportivo Iquique).

EUROPA COM DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter