lance biz logo

Mercado do Esporte

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Quais clubes brasileiros podem virar SAF em 2024?

Lance! Biz mostra quem atua nos bastidores e pode adotar modelo de negócios nos próximos meses

Arena-da-Baixada-aspect-ratio-512-320

Athletico-PR quer virar SAF em 2024, ano do seu centenário (Foto: José Tramontin/Athletico)

Lance! - 12/01/2024 - 11:15

Lance! - 12/01/2024 - 11:15

Há cerca de dois anos e meio, a Lei da SAF instituiu a possibilidade de os clubes de futebol virarem sociedades anônimas. Neste período, dezenas de SAFs foram criadas no Brasil e sete vão disputar a Série A em 2024: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza e Vasco.

Seguindo a tendência de expansão, é certo que mais instituições deixarão o modelo associativo e se tornarão SAFs nos próximos 12 meses. Mas, afinal, quais clubes estão mais adiantados neste processo? O Lance! Biz apresenta abaixo.

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

SÉRIE A

🔴⚫ Athletico-PR: Exemplo de gestão no país e com finanças em ordem, o Furacão trabalha ativamente nos bastidores para constituir uma SAF em 2024, ano do centenário do clube. A diretoria, comandada por Mario Celso Petraglia, está em busca de investidores com o auxílio de EY e Bank of America.

➡️ Entenda por que o Athletico está ‘à venda’ e busca sócios para SAF

🔴⚪🟢 Fluminense: Atual campeão da Libertadores, o Tricolor conta com a ajuda do banco BTG para avançar na estruturação da empresa. Não há pressa na processo, mas o cenário mais provável é que o clube implemente a SAF sem vender ações. Assim, conseguiria acessar outras formas de captação de receitas e manteria o controle de 100% do futebol.

🟢⚪ Juventude: De volta à Série A do Brasileirão, o clube gaúcho estrutura a venda da SAF desde 2022 e conta com a consultoria da XP e da Bridge Sports Capital. O clube já recebeu propostas de possíveis investidores e pode avançar com a venda neste ano.

➡️ Brasileirão tem 6ª maior média de público do mundo; veja ranking

🔴⚫ Atlético-GO: O Dragão é o outro que trabalha para para virar SAF sem vender ações. A ideia é criar um fundo de investimento para que o clube continue sob controle da administração atual, seja capaz de fazer parcerias e se “blinde” de qualquer problema envolvendo dívidas.

SÉRIE B

⚫⚪ Santos: Rebaixado à Série B e com uma nova gestão, o Peixe tem chances - apesar de remotas - de virar SAF em 2024. Dentro do clube, há pessoas buscando propostas e tentando convencer o presidente Marcelo Teixeira a avançar no assunto. O processo ainda dependeria da aprovação do quadro associativo e do conselho santista.

⚪🟢 Goiás: O clube aprovou, no fim de 2023, um novo estatuto que extingue o cargo de presidente executivo e institui um Conselho Administrativo para cuidar da gestão. A mudança possibilita que o clube se torne Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e receba investimentos.

➡️ Quais são os clubes brasileiros que mais lucram com a base? Veja ranking

🟢⚪ América-MG: O Coelho, que é SAF desde 2022, aparece na lista porque ainda busca um investidor para comprar ações do clube-empresa. Diversas propostas já chegaram, algumas conversas avançaram, mas a venda não chegou a ser concretizada. O cenário, no entanto, pode mudar em 2024.

Vabe lembrar que a mudança de modelo não significa necessariamente que a SAF será vendida, embora seja o mais comum. O Fortaleza, por exemplo, criou o clube-empresa no fim de 2023 e manteve 100% do capital nas mãos da associação.

Além dos citados acima, clubes de outras divisões também trabalham nos bastidores e podem virar SAFs nos próximos meses. São os casos de Santa Cruz, Náutico e Paraná, por exemplo.

Dinheiro - Futebol - Mega da Virada - SAF

Confira os clubes que podem virar SAF em 2024 (Arte Lance!)

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados