Relembre as movimentações dos principais nomes do futebol feminino

Depois do São Paulo anunciar a contratação da atacante Cristiane, multicampeã pela Seleção Brasileira, listamos as movimentações que já agitaram o futebol feminino no Brasil

Cristiane
Cristiane é o principal reforço do São Paulo para 2019 (Foto: Reprodução/Instagram)

Escrito por

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu investir no calendário de competições nacionais femininas neste ano. Além disso, passa a valer a obrigatoriedade dos clubes da Série A masculina investirem na formação de times femininos de futebol. 

Na última segunda, o São Paulo largou na frente e anunciou um projeto de longo prazo para a modalidade com a contratação da atacante Cristiane, multicampeã pela Seleção Brasileira. Mesmo com uma proposta do poderoso Barcelona, a jogadora optou pelo projeto apresentado pelo clube do Morumbi. A jogadora  estava atuando no Changchun, da China, desde o meio de 2017 e tem passagens por diversos clubes no exterior como PSG , Turbine Potsdam (ALE), Wolfsburg (ALE), Linköping (SUE), Chicago Red Stars (EUA), Rossiyanka (RUS) e Daekyo (CORl). No Brasil, teve passagens por São Bernardo, Corinthians, Santos e Centro Olímpico.

Confira por onde andaram outros nomes consagrados do futebol feminino, que conseguiram se destacar internacionalmente, mesmo com o cenário nada fácil para a prática do esporte no país. 

MARTA

Marta
Marta é destaque no Orlando Pride (Foto: Divulgação)

Muita gente não se lembra mas a maior jogadora da história do futebol brasileiro começou no Vasco da Gama. Antes de ficar conhecida e se tornar a melhor jogadora do mundo, Marta jogou como juvenil no CSA, mas deu seus primeiros passos como profissional com a camisa cruz-maltina. Depois do clube carioca ela ainda passou pelo mineiro Santa Cruz, antes de ser negociada com o Umea IK, da Suécia. Por este clube, ficou conhecida na Europa e se destacou no futebol internacional. A alagoana também passou por Los Angeles Sol (EUA), Santos, FC Gold Pride (EUA), Western New York Flash (EUA), Tyreso FF (SUE), FC Rosengard (SUE). Desde abril de 2017, a ídola da Seleção Brasileira defende o Orlando Pride (EUA).

FORMIGA

Formiga, uma lenda viva do futebol brasileiro, se aposentou aos 38 anos
Formiga se aposentou da Seleção aos 38 anos (Foto: Omar Torres / AFP)

Miraildes Maciel Mota, a Formiga, é uma das maiores atletas da história do futebol feminino no Brasil. Colecionadora de recordes, foi a única jogadora de futebol do mundo a ter participado de seis Olimpíadas, todas as edições desde que o futebol feminino tornou-se esporte olímpico. Depois da prata em Atenas 2004, saiu do Santa Isabel de Minas Gerais e passou a jogar no Malmo FF Dam da Suécia. Depois jogou no time feminino do América de Natal. Em 2011 foi contratada pelo São José, onde liderou a equipe para bicampeonatos da Copa Libertadores de Futebol Feminino e da Copa do Brasil. Aos 40 anos, ainda atua no Paris Saint-Germain, desde 2017. Formiga também passou por São Paulo, Portuguesa, Santos, Rosengard (SUE), New Jersey Wildcats (EUA), Jersey Sky Blue (EUA), Saad, Botucatu, FC Gold Pride (EUA), Chicago Red Stars (EUA),  São José e São Francisco. 

KÁTIA CILENE

Kátia Cilene
Kátia Cilene foi destaque no Brasil e no mundo (Foto: Reprodução/Twitter)

Um belo exemplo de caso bem sucedido no combalido futebol feminino brasileiro é Kátia Cilena. Ela começou a jogar futebol aos 16 anos, por diversão e conciliava o futebol com o atletismo e chegou a ser campeã pan-americana no heptatlo, em 1995. No futebol, iniciou a carreira no Vasco, em 1994 . No ano seguinte, já estava na seleção brasileira, pela qual atuou por 12 anos. Participou das Olímpiadas de Atlanta-1996 e Sydney-2000, A artilheira do Brasil no Mundial dos Estados Unidos, em 2003, com quatro gols, acabou cortada dos Jogos de Atenas 2004 por lesão.  Além do Vasco, Kátia passou por Saad Esporte Clube, São Paulo,  San Jose CyberRays (EUA), Estudiantes Huelva (ESP), Levante (ESP), Lyon (FRA), Paris Saint-Germain (FRA), Zorky Krasnogorsk (RUS), Sundsvalls DFF (SUE) e Botafogo. 

TÂNIA MARANHÃO

Tânia Maranhão
Zagueira Tânia Maranhão era líder do grupo em 2004 (Foto: Divulgação/CBF)

Uma das lideranças do time medalha de prata em Atenas 2004, a zagueira Tânia Maranhão acompanhou de perto o desabrochar de Marta e Cristiane para o mundo do futebol. A jogadora começou no futsal e jegou por clubes conhecidos como Bahia, Santa Isabel e Rayo Vallecano (ESP) e Flamengo. Em 2018,  aos 43 anos, foi anunciada como reforço do 3B da Amazônia.

PRETINHA

Pretinha
Pretinha se aposentou em 2015 (Foto: Divulgação/CBF)

Aposentada em 2015, a ex-jogadora Delma Gonçalves, conhecida com Pretinha fez uma notável carreira na seleção brasileira feminina de futebol. Com quatro  Copas do Mundo e quatro Olimpíadas no currículo, encerrou a carreira com a  segunda maior artilheira em Jogos Olímpicos, com oito gols. Pretinha iniciou a carreira em 1991 no modesto Mendanha e depois foi destaque por onde passou: Vasco da Gama, Washington Freedom (EUA) San Jose CyberRays (EUA),  Kobe Leonessa (JAP) e Icheon Daekyo (COR).

ROSELI

Roseli de Belo
(Foto: Reprodução/Instagram)

Um dos destaques da geração de prata, Roseli foi outro grande nome do futebol feminino. A atacante jogava com a camisa 11 e representou o Brasil nas Copas do Mundo de 1991 e 1995 e Olimpíadas de Atenas 1996, Sidney 2000 e Atenas 2004.  Se destacou em clubes do Brasil e do exterior como Radar, Juventus (ITA), Takarazuka Bunnys (JAP), Corinthians, São Paulo, Vasco da Gama, Washington Freedom (EUA), Kansas City Mystics (EUA) e 
Saad Esporte Clube.

SISSI

Sissi
Talentosa, Sissi jogava com a 10 (Foto: Acervo pessoal)

Sisleide do Amor Lima, a Sissi atuava com a camisa 10, que depois seria herdada por Marta. Foi uma das primeiras a se destacar com a  Seleção Brasileira Feminina, que defendeu de 1988 a 1999. É a quinta maior goleadora do Brasil de todos os tempos, com 30 gols.  A artilheira da Copa do Mundo de 1999 com sete gols passou por clubes como São Paulo, Palmeiras, Vasco da Gama,  San Jose CyberRays (EUA), California Storm (EUA), FC Gold Pride (EUA) e Radar. 

MAYCON

Maycon
Maycon foi da geração de prata em 2004 (Foto: Divulgação)

Nos anos 2000, a meia Andréia dos Santos, mais conhecida como Maycon pela semelhança física com o cantor Michael Jackson foi um dos principais destaques da Seleção Brasileira feminina de futebol. Em campo, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, além do segundo lugar na Copa do Mundo de 2007. Em 1999, aos 22 anos, conquistou o terceiro lugar no Mundial.Na carreira foi destaque por clubes como Flamengo, Vasco e Lages. 

DEBINHA

Debinha - Seleção Feminina
Debinha estreou pela Seleção em 2011 (Foto: Divulgação/Vipcomm)

A tacante Débora Cristiane de Oliveira, mais conhecida como Debinha foi destaque da Seleção Brasileira na Rio 2016. Aos 27 anos, é um nome consagrado no cenário internacional e décima maior goleadora do Brasil com 15 gols. Atualmente joga no North Carolina Courage (EUA). Fez sua estreia com a Seleção no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011 e foi destaque nos JOgos de Londres em 2012. Debinha já passou por clubes como Lorena, Saad Esporte Clube, Portuguesa , Foz Cataratas , Centro Olímpico , Avaldsnes IL (NOR), São José e Dalian Quanjian (CHN). 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter