Início animador! Veja quem são os reforços com mais gols em 2019

Artilheiros que mudaram de clube em 2019 vêm se destacando no ano

Bruno Henrique e Gabigol celebram gol contra o Fluminense
Bruno Henrique e Gabigol vêm repetindo o bom entrosamento dos tempos de Santos (Alexandre Vidal / Flamengo)

Escrito por

É normal a falta de ritmo e de entrosamento no início de temporada, principalmente quando se chega em um novo clube. Porém, alguns jogadores apresentam seus cartões de visita logo em seus primeiros jogos com a nova camisa.

No Flamengo, por exemplo, a dupla Bruno Henrique e Gabigol não precisou de tempo para se entrosar. Companheiros de Santos em 2018, os dois já marcaram 14 gols no ano. Em Minas, Marquinhos Gabriel e Rodriguinho vêm despontando. No CSA, Patrick Fabiano vem tendo ótima média de gols em seu retorno ao futebol brasileiro. Confira como está o ranking de artilheiros dos times da Série A entre os jogadores que mudaram de clube na virada do ano:

1º - PATRICK FABIANO - CSA - 9 GOLS

Patrick Fabiano
Patrick não atuava no Brasil desde 2012 (Divulgação CSA)

O reforço dos times de Série A que mais marcou gols em 2019 até agora atende pelo nome de Patrick Fabiano. Pouco conhecido no mercado brasileiro, o atacante de 31 anos não atuava no país desde 2012, quando defendeu as cores do Athlético Paranaense. 

Após seis anos longe do Brasil, jogando por equipes de Kwait e dos Emirados Árabes, o centroavante acertou com o CSA e tem feito um bom início de temporada. Em 15 jogos pelo clube alagoano, Patrick estufou as redes nove vezes.

2º - GABIGOL - FLAMENGO - 8 GOLS

Madureira x Flamengo Gabigol comemoração
Gabigol é o artilheiro do Flamengo (Alexandre Vidal/Flamengo)

Artilheiro do ano no Brasil, do Brasileiro e da Copa do Brasil, tudo na temporada passada, Gabigol foi uma das principais contratações do Flamengo para 2019. Após um ótimo ano no Santos, o artilheiro chegou na Gávea mostrando faro de gol.

Após passar em branco nos cinco primeiros jogos com a camisa rubro-negra, Gabriel anotou oito gols nas seis partidas seguintes e assumiu a artilharia do Flamengo na temporada.

2º - JUNIOR SANTOS - FORTALEZA - 8 GOLS

Fortaleza x Confiança
Junior chegou marcando gols pelo Fortaleza (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza)

Um dos destaques da Ponte Preta na última temporada, marcando 8 gols na Série B, Junior Santos começou bem a sua trajetória com a camisa do Fortaleza. 

Em apenas 13 jogos pelo Leão no ano, o atacante de apenas 24 anos já estufou as redes as mesmas oito vez que com a camisa da Macaca na Segundona. Junior é o vice-artilheiro da Copa do Nordeste, ficando atrás apenas de Gilberto, do Bahia.

4º - YONY GONZÁLEZ - FLUMINENSE - 6 GOLS

Yony Gonzalez - Fluminense
Yony é um dos gringos com mais gols no Brasil em 2019 (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

Contratado pelo Fluminense junto ao Junior Barranquilla, da Colômbia, finalista da última Copa Sul-Americana, vencida pelo Athlético Paranaense, Yony González teve um início arrasador pelo Tricolor.

Foram quatro gols do atacante colombiano nos três primeiros jogos. Apenas dois nas 12 últimas partidas. Ainda assim, Yony segue na briga pela artilharia do Campeonato Carioca, apenas um gol atrás de João Carlos, do Volta Redonda, Anderson Lessa, do Bangu, e Maxwell, do Resende.

4º - BRUNO HENRIQUE - FLAMENGO - 6 GOLS

Flamengo x Fluminense - Bruno Henrique
Bruno Henrique brilhou no Fla-Flu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Foram apenas dois gols em 32 jogos pelo Santos em 2018. Nesta temporada pelo Flamengo, porém, Bruno Henrique já triplicou o número de bolas na rede do último ano.

Contratado para municiar o ataque rubro-negro com assistências, Bruno tem mostrado um ótimo faro de gol. Em apenas 10 partidas pelo novo clube, o ex-santista já deixou a sua marca em seis oportunidades, entrando também na briga pela artilharia do Carioca.

6º - RODRIGUINHO - CRUZEIRO - 5 GOLS

Tupi x Cruzeiro Rodriguinho
Rodriguinho vem subindo de rendimento no Cruzeiro (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Destaque do Corinthians nos últimos anos, Rodriguinho teve passagem discreta pelo Pyramids, do Egito, em 2018. De volta ao Brasil, porém, o meia parece já ter reencontrado o seu bom futebol.

Contratado pelo Cruzeiro no início deste ano, o apoiador já marcou 5 gols em apenas sete partidas. Dois deles anotados no último fim de semana, na goleaa cruzeirense por 5 a 0 sobre o Patrocinense. 

6º - RENATINHO - GOIÁS - 5 GOLS

Renatinho Goiás
Renatinho é um dos reforços do Goiás (Divulgação/Goiás)

Destaque do Paraná em 2017, na campanha que levou o Tricolor de volta à elite do futebol brasileiro, Renatinho teve uma temporada irregular pelo Botafogo no ano seguinte. Agora, em 2019, o meia vem tentando reeditar as boas atuações pela equipe paranista.

Pelo Esmeraldino, Renatinho já estufou as redes cinco vezes em apenas nove jogos disputados. Um número bem superior ao obtido com a camisa do Glorioso, quando marcou apenas uma vez em 31 atuações.

6º - CHICO - CEARÁ - 5 GOLS

Chico - Ceará
Chico começou bem o ano (Foto: Felipe Santos/Ceará)

Nascido em Cascavel, revelado pelo Atlético Sorocaba, de São Paulo, criado no Paraguai e filho de sul-coreano, Chico iniciou bem a temporada 2019 vestindo a camisa do Ceará. Após um ano defendendo o Pohang Steelers, da Coréia, o meia ex-CRB acertou com o Vozão. E tem ido bem pelo alvinegro.

Chico já disputou 17 partidas neste início de temporada e balançou as redes cinco vezes. O apoiador é o vice-artilheiro do time no ano, ficando atrás apenas do experiente Ricardo Bueno, ex-Palmeiras, que tem seis.

6º - MARQUINHO - ATHLÉTICO-PR - 5 GOLS

Athletico x Foz do Iguaçu
Marquinho faz ótimo paranaense pelo Athlético (Foto: Divulgação)

Campeão brasileiro com o Fluminense em 2010, Marquinho foi passou três temporadas vestindo a camisa da Roma, na Itália. O meia jogou ainda por Verona e Udinese, até retornar ao Brasil, em 2016, novamente para o Tricolor. Uma lesão grave no joelho, porém, o deixou foram dos gramados por toda temporada 2018. 

Em 2019, no entanto, o meia de 32 anos vem conseguindo dar a volta por cima na carreira. Após um ano inteiro sem atuar, o jogador vem se destacando pelo time sub-23 do Athlético Paranaense, que vem disputando o Estadual. O jogador é o artilheiro do time ao lado de Bergson, com cinco gols marcados em apenas 10 jogos disputados. 

6º - ALEX SANTANA - BOTAFOGO - 5 GOLS

Alex Santana
Alex Santana vive fase de artilheiro (Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Dono de um potente e preciso chute de média distância, Alex Santana tem sido um dos destaques do Botafogo neste início de temporada. Após fazer um bom Brasileirão com a camisa do Paraná, o jogador foi contratado pelo Glorioso numa negociação que envolveu a ida de Rodrigo Lindoso para o Internacional, detentor dos direitos de Alex.

Em apenas 12 jogos disputados em 2019, Santana já é o vice-artilheiro da equipe, com seis gols marcados. Apenas Erik, com seis tentos, supera o apoiador.

6º - EVERALDO - CHAPECOENSE - 5 GOLS

Everaldo Chape
Everaldo é o artilheiro da Chape na temporada (Foto: Reprodução/Twitter)

Com passagens por Grêmio, Caxias, Figueirense, Paysandu, Água Santa, Santa Cruz, Novorizontino e Atlético Goianiense, Everaldo retornou ao futebol brasileiro em 2019 após uma passagem discreta pelo Querétaro, do México. O destino: a Chapecoense.

Em 11 jogos com a camisa da Chape na temporada, o centroavante já deixou a sua marca em cinco oportunidades, sendo o artilheiro do time no ano até o momento.

6º - FERNANDÃO - BAHIA - 5 GOLS

Bahia x Salgueiro
Fernandão tem média de um gol por jogo (Felipe Oliveira/Bahia)

Muito querido pela torcida do Bahia, time que defendeu em 2013, Fernandão retornou ao clube em 2019 após cinco temporadas na Turquia e uma na Arábia Saudita, onde jogou pelo Al-Wheda, no último ano. De volta ao Tricolor Baiano, o atacante vem mostrando o mesmo faro de gol da primeira passagem.

Após passar em branco nos dois primeiros jogos, Fernandão marcou quatro gols na mesma partida, contra o Jequié, pelo Campeonato Baiano. Pela Copa do Nordeste, no fim de semana, voltou a estufar as redes, dessa vez do Salgueiro, chegando a marca de cinco tentos em cinco duelos na temporada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter