Guia L! do Rio Open 2019: quem joga, como chegar, ingressos e palpites

Pelo sexto ano consecutivo, a Cidade Maravilhosa recebe o Rio Open, que ocorre entre 16 e 24 de fevereiro, no Jóquei Clube Brasileiro. Confira o guia do LANCE! do evento!

Rio Open
Diego Schwartzman foi o campeão da edição 2018 do Rio Open (Foto: Fotojump) 

Escrito por

O maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open, começa neste sábado, com o qualifying, e terá sua chave principal a partir de segunda-feira até domingo. Pelo sexto ano consecutivo, as quadras de saibro do Jóquei Clube Brasileiro, localizado na Gávea, receberão grandes nomes do circuito mundial, que vão em busca do título do ATP do Rio de Janeiro. Para te manter por dentro de tudo que vai acontecer na Cidade Maravilhosa, o LANCE! montou este guia para tirar todas as dúvidas. 

Quem são os favoritos do Rio Open 2019? Quem são os brasileiros que estão na disputa? Alguns dos novatos podem surpreender? Como consigo comprar ingressos e chegar ao Jóquei Clube Brasileiro. O LANCE! mostra todos os detalhes do evento que, se não é o mais estrelado de todas as edições, promete ser o mais emocionante. Confira!  

QUEM SÃO AS ESTRELAS DO EVENTO? 

Dominic Thiem no Rio Open
Thiem foi campeão em 2017 (Foto: FotoJump) 

A estrela do evento é o austríaco Dominic Thiem, de 25 anos, que chegou a ser número 4 do mundo mesmo com a pouca idade. O tenista tenta repetir o efeito da edição 2017 e conquistar o seu bicampeonato no torneio. O seu maior desafiante será o italiano Fabio Fognini, de 31 anos, ex-número 13 do mundo, que foi vice-campeão da edição 2015 - sendo derrotado por David Ferrer (ESP).  

O atual campeão do torneio, Diego Schwartzman (ARG), e o vencedor da edição 2016, Pablo Cuevas (URU), também despontam como candidatos ao título. Ambos são nomes frequentes nas edições anteriores e, mesmo não estando vivendo as melhores de suas fases, são sempre candidatos aos títulos nos torneios disputados na América do Sul. 

QUEM PODE SURPREENDER? 

Munar é acompanhado de perto por Nadal
Munar no Next Gen Finals (Foto: Divulgação/Next Gen Finals) 

A ATP costuma classificar como #NextGen a nova categoria de tenistas que está surgindo. Entre eles, um dos principais nomes é o do espanhol Jaume Munar, de 21 anos, pupilo de ninguém menos que Rafael Nadal (ESP). Ele chegou na semifinal ATP de Kitzbuhel, foi campeão juvenil de Roland Garros e arrancou elogios do sérvio Novak Djokovic, com quem fez jogo duro no Grand Slam francês., 

Também apontado como um dos destaques da #NextGen da ATP, o canadense Felix Auger-Aliassime vai disputar a chave principal do Rio Open. Com apenas 18 anos, o tenista já coleciona quatro títulos de torneio Challenger, possui uma vitória sobre top-20 entre os profissionais, e foi decisivo na vitória do Canadá sobre a Eslováquia, garantindo a classificação de seu país para as finais da Copa Davis.

QUEM SÃO OS BRASILEIROS? 

Marcelo Melo e Bruno Soares
Marcelo Melo e Bruno Soares serão dupla (Foto: Luiz Candido)

Apesar de ter tido nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni e Maria Esther Bueno ao longo de sua história, a grande força do Brasil atualmente está nas duplas. Com isso, a grande chance do país conquistar o título do Rio Open está na categoria com Marcelo Melo e Bruno Soares que, sem poder contar com os seus parceiros originais, vão se unir para tentar o título. Além deles, Marcelo Demoliner entrará em quadra ao lado do dinamarquês Frederik Nielsen. Fernando Romboli também joga. 

Na chave de simples, o número 1 do Brasil, Thiago Monteiro, é o principal representante do país. O tenista teve a sua melhor campanha em 2017, quando chegou nas quartas de final. Além dele, a revelação Thiago Wild, de 18 anos, também, estará na chave principal. No qualy, os experientes Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci, além dos jovens Mateus Alves e Gilbert Klier Jr., tentarão passar pela fase prévia do torneio. 

COMO CHEGAR LÁ? 

Panorâmico do Rio Open
Rio Open visto de cima (Foto: João Pires) 

O Rio Open acontece na Sede Social do Jockey Club Brasileiro. A entrada é pela Av. Mario Ribeiro, 410 – Lagoa. O torneio acontece de 16 e 24 de fevereiro de 2019 e está dividido entre sessões diurnas e notunas. Ou seja, fique de olho nos horários de entrada e saída para se programar. Os meios de transporte públicos são os mais aconselháveis. 

METRÔ: A estação Antero de Quental, da Linha 4, fica a 1km (cerca de 12 minutos a pé) da entrada do Rio Open. O MetrôRio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração para você chegar onde precisa. Funciona diariamente, de segunda a sábado, das 5h às 00h; domingos e feriados, de 7h às 23h. 

ÔNIBUS: Para saber qual a melhor opção de ônibus para chegar ao seu destino, acesse www.vadeonibus.com.br. Este aplicativo desenvolvido pela Fetranspor tem informações de todas as linhas e pontos de parada da região metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo informações de tarifa, posicionamento em tempo real, mapa dos arredores e realidade aumentada. 

AINDA TEM INGRESSOS À VENDA? 

Ingressos Rio Open
Tabela de preços do Rio Open 2019 (Foto: Divulgação/Rio Open)

Sim. Os ingressos estão à venda no site e também nas bilheterias do evento e os valores variam entre R$ 30 e R$ 490. De segunda-feira a quinta-feira, serão duas sessões: a diurna com início às 16h30, e a notura, às 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado, não importa a sessão. (veja na tabela acima ou clique aqui) 

O Rio Open está com ingressos à venda desde o dia 7 de dezembro pelo site www.tudus.com.br/rioopen. As vendas online não terão cobrança de taxa de conveniência. O pagamento poderá ser feito com cartões de crédito Visa, Mastercard, Elo e Diners com parcelamento em até quatro vezes sem juros. Em 2019, para maior facilidade do público, será possível a utilização do ingresso via QR Code.

PALPITES 

Rio Open
Imprensa opinou sobre o Rio Open (Foto: Divulgação/Rio Open)

Marcello Neves, LANCE!: Campeão de simples: Dominic Thiem; Campeões de duplas: Marcelo Melo e Bruno Soares; Decepção: Pablo Cuevas; Quem surpreende: Jaume Munar; Melhor brasileiro: Thiago Monteiro. 

Fernanda Teixeira, LANCE!: Campeão de simples: Fabio Fognini; Campeões de duplas: Marcelo Melo e Bruno Soares; Decepção: Diego Schwartzman; Quem surpreende: Jaume Munar; Melhor brasileiro: Thiago Wild. 

Jonas Moura, LANCE!: Campeão de simples: Marco Cecchinato; Campeões de duplas: Cabal/Farah; Decepção: Dominic Thiem; Quem surpreende: Jaume Munar; Melhor brasileiro: Thiago Monteiro. 

QUAIS AS AUSÊNCIAS?

Rafael Nadal
Rafael Nadal não estará no Rio Open (Foto: Tennis Australia) 

Maior estrela que já passou pelo Rio Open em edições anteriores, o espanhol Rafael Nadal não estará presente em 2019. Ex-número um do mundo, o tenista manteve a sua preferência por outros torneios disputados na mesma semana. Caso parecido com os destaques Marin Cilic (CRO), Kei Nishikori (JAP) e Gael Monfils (FRA), que também não estarão presentes.  

Por outro lado, Pablo Carreño Busta estava confirmado, mas sentiu lesão nas costas e pode desfalcar o Rio Open. Atual número 23 do mundo, o tenista espanhol desistiu de partida em que vencia no ATP de Córdoba, na Argentina, e deve se ausentar das próximas competições realizadas na América do Sul.

QUAIS AS NOVIDADES? 

Rio Open
Shot clock no Rio Open (Foto: Divulgação/Rio Open)

A edição do Rio Open desse ano adotará o “shot clock”, relógio de saque. Sensação da temporada de 2018, foi usado durante a temporada de preparação do US Open, e no próprio Grand Slam americano. A novidade trouxe inovação para o jogo mundialmente – como medida para impedir que tenistas excedam o tempo de 25 segundos para sacar. 

Utilizado em 2018, o Rio Open também terá o sistema de Hawk-Eye. A ferramenta é usada como 'tira-teima', que utiliza várias câmeras de alta velocidade para esclarecer lances duvidosos. O sistema surgiu após o US Open de 2004, onde a tenista Serena Williams reclamou de várias marcações assinaladas pela juíza de cadeira. Depois do jogo, foi constatado nas imagens que houve erro em várias marcações.

QUEM SERÁ O HOMENAGEADO? 

Larri
Larri Passos com Guga (Foto: Divulgação/Rio Open)

Assim como nas edições anteriores, quando foram homenageados grandes nomes do esporte, neste ano outro grande nome será celebrado na quadra central do torneio: Larri Passos, o maior treinador da história do tênis brasileiro, tendo levado Gustavo Kuerten ao topo do ranking mundial por 43 semanas, a três títulos de Roland Garros e também ao da Masters Cup de Lisboa.

Larri Antônio dos Passos nasceu em 1957 em Rolante, no Rio Grande do Sul, e começou a jogar tênis em Nova Hamburgo. Em 1990, tornou-se treinador de Gustavo Kuerten, na época com 14 anos. Larri esteve ao lado de Guga durante praticamente toda a carreira. Em 1997 foi escolhido o melhor treinador de tênis do mundo, em votação da imprensa italiana e em 2001 chegou a receber o prêmio de melhor técnico do Brasil pelo COB. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter