Flamengo volta aos gramados após tragédia. Lembre outros casos

Time comandado por Abel Braga encara o Fluminense nesta quinta-feira, pela semifinal da Taça Guanabara, quase uma semana depois de incêndio no Ninho que deixou 10 mortos 

Incêndio Ninho do Urubu
Entrada do CT Ninho do Urubu, onde aconteceu tragédia da última sexta-feira (Adriano Fontes/ AMPress)

Escrito por

O Flamengo entra em campo na noite desta quinta-feira, diante do Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara. A briga por vaga na final do primeiro turno do Campeonato Carioca marca o retorno do time rubro-negro após a tragédia que aconteceu na última sexta-feira, quando um incêndio no alojamento da categoria de base tirou a vida de 10 jovens e deixou outros três feridos.

Outras equipes brasileiras já passaram por situações parecidas: pisaram no gramado após traumas que jamais serão esquecidos.

Chapecoense - 2017

Chapecoense x Palmeiras - amistoso em 21 de janeiro de 2017
Jogadores da Chape e Palmeiras (Nelson Almeida)

Em novembro de 2016, a maior tragédia do futebol brasileiro. O avião que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas à Colômbia, onde aconteceria o primeiro jogo da final contra a Sul-Americana, contra o Nacional de Medellin, caiu antes de conseguir pousar no Aeroporto José María Córdova. O acidente deixou 71 mortos e apenas seis sobreviventes.

Naquele ano, a final da Sul-Americana foi cancelada - com o título indo para a Chape - e o jogo entre o time de Santa Catarina e o Atlético-MG, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, não aconteceu. Sendo assim, a Chapecoense voltou a atuar no amistoso contra o Palmeiras, na Arena Condá. O placar ficou em 2 a 2 (Douglas Grillo e Amaral fizeram para a Chape e Raphael Veiga e Vitinho para o Palmeiras.

Brasil de Pelotas - 2009

Brasil de Pelotas x Santa Cruz-RS - 3 de fevereiro de 2009
Jogadores do Brasil posam com homenagem (Nauro Júnior/RBS)

Em 15 de janeiro deste ano completou-se uma década do acidente que marcou o futebol gaúcho. No retorno de um amistoso com o Santa Cruz-RS, no município do Vale do Sol,  o ônibus que transportava a delegação caiu em um barranco  entre as rodovias RST-471 e BR-392. O atacante Claudio Milar, do zagueiro Régis e do preparador de goleiros Giovani Guimarães foram vítimas fatais do acidente.

Uma reunião entre a Federação Gaúcha de Futebol e clubes, ficou acordado que o Brasil receberia ajuda de outros clubes e de empresários, começando o Estadual na quinta rodada. O primeiro jogo da maratona que teria pela frente foi contra o Santa Cruz e terminou empatado em 3 a 3. 

Bahia - 2007

Bahia x Crac - 28 de novembro de 2007
(Reprodução)

Da alegria à tristeza. Em 25 de novembro de 2007, o Bahia encarou o Vila Nova, na Fonte Nova, em jogo que decretou o retorno do Tricolor baiano à Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, durante a partida, uma parte da arquibancada superior do estádio cedeu e torcedores caíram de uma altura de aproximadamente 20 metros. Foram sete mortos e dezenas de feridos.

No dia 28 de novembro, o Bahia visitou o Crac (de Goiás), pela última rodada daquela edição da Série B do Brasileiro, e perdeu por 4 a 2.

São Caetano - 2004

Serginho - jogador do São Caetano
Serginho passou mal em campo (Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)

Uma queda no gramado e o adeus. Em 27 de outubro de 2004, em um duelo entre São Paulo e São Caetano, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, o zagueiro Serginho, do Azulão, teve um mal súbito e morreu cerca de uma hora depois, no Hospital São Luiz.

No dia 7 de novembro, o time do ABC paulista enfrentou a Ponte Preta e venceu por 3 a 0, com gols de Mineiro, Ceará e Fernando Baiano.

Flamengo - 1992

Flamengo 2x2 Botafogo - tragédia no Maracanã (1992)
Proteção da arquibancada do Maracanã cede (Foto: Reprodução)

No segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1992, entre Flamengo e Botafogo, a empolgação da torcida rubro-negra após a vitória por 3 a 0 no primeiro duelo se transformou em nota triste. A grade de proteção da arquibancada cedeu e torcedores caíram. Foram três mortos e 82 feridos.

Após a conquista do título, em meados de julho, o Flamengo voltou a campo em um amistoso contra o Jomo Cosmos, da África do Sul, e venceu por 4 a 2, com gols de Marquinhos, Paulo Nunes, Luiz Antonio e Marcelinho Carioca.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter