Como vai se sair Goulart? Relembre os últimos jogadores que voltaram da China para atuar no Brasil

Meia que atuava no Guangzhou Evergrande acertou por um ano com o Palmeiras. Jô, Conca, Jadson e Montillo foram outros atletas que retornaram da China para o Brasil. Veja:

Montagem Ricardo Goulart (com a camisa do Palmeiras) Jô (com a camisa do Corinthians, na última passagem em 2017) Conca (com a camisa do Flamengo)
Conca não rendeu com a camisa do Fla, ao contrário de Jô, que comandou o título do Brasileirão em 2017 (Divulgação)

Escrito por

Na última terça-feira, o Palmeiras oficializou a contratação do brasileiro Ricardo Goulart, que estava no Guangzhou Evergrande. Além do meia, outros atletas também chegaram nesta janela vindos do futebol chinês, como Biro Biro e Hernanes, ambos negociados para o São Paulo. O LANCE! relembrou como alguns jogadores se saíram no Brasil quando retornaram do país asiático.

JADSON - TIANJIN QUANJIAN > CORINTHIANS

Jadson - Flamengo x Corinthians
Jadson conquistou o Brasileirão em 2015 e 2017 (Daniel Augusto Jr.)

Jadson chegou pela primeira vez no Corinthians em 2014, contratado junto ao São Paulo. No entanto, foi só no ano seguinte, em 2015, que se destacou com a camisa do Timão, marcando 16 gols em 57 partida e sendo uma das principais peças na conquista do Brasileirão daquele ano.

A boa temporada fez com que o Tianjin Quanjian o contratasse para o ano de 2016. Após 26 jogos e seis gols na China, Jadson retornou a equipe paulista em 2017, onde foi novamente importante na conquista de mais um Campeonato Brasileiro. O meia realizou 48 partidas naquela temporada e marcou dez gols.

JUCIILEI - SHANDONG LUNENG > SÃO PAULO

Jucilei
Jucilei oscilou momentos bons e ruins no São Paulo (Luis Moura/WPP)

Desde que deixou o Corinthians em 2011, Jucilei rodou por alguns times estrangeiros e atuou por duas temporadas no Shandong Luneng antes de acertar com o São Paulo. O volante se destacou na equipe chinesa em 2016 e fez o Tricolor Paulista abrir os cofres para repatriar o jogador.

Quando voltou ao São Paulo, o volante de 30 anos alternou momentos bons e ruins no time paulista. Em algumas partes das temporadas 2017 e 2018 figurou no banco de reservas, tanto com Dorival Junior, tanto com Diego Aguirre. Mas também foi importantes em determinados períodos para a equipe.

CONCA - SHANGHAI SIPG > FLAMENGO

Conca - Flamengo
Conca quase não jogou pelo Fla (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Talvez uma das contratações mais frustradas da história recente do Flamengo, Conca não rendeu o esperado com a camisa do Rubro-Negro. O meia argentino se destacou pelo Fluminense de 2008 a 2011, conquistando o Brasileirão de 2010, e foi negociado para o Guangzhou Evergrande.

Depois de três temporadas na China, voltou ao Fluminense em 2014. Em 2015 retornou ao país asiático para defender o Shanghai SIPG, onde ficou duas temporadas até ser contratado pelo Flamengo. Com problemas físicos e se recuperando de lesão, o meia atuou em apenas três partidas pelo time carioca.

MONTILLO - SHANDONG LUNENG > BOTAFOGO

Montillo - Madureira x Botafogo
Montillo só jogou 17 partidas pelo Botafogo (Vitor Silva/SSPress)

Outra negociação que não rendeu o esperado no Brasil foi Montillo, na época em que atuou pelo Botafogo. Depois de se destacar em Santos e Cruzeiro de 2010 a 2013, o meia argentino foi contratado pelo Shandong Luneng, onde atuou por três temporadas. 

Em 2017, o Botafogo contratou o jogador, mas o meia não correspondeu às expectativas e atuou em apenas 17 jogos. Assim como Conca, Montillo sofreu com lesões no joelho e chegou a anunciar a aposentadoria do futebol, mas voltou atrás e hoje veste a camisa do Tigre, modesta equipe da argentina.

JÔ - JIANGSU SUNING > CORINTHIANS

Jô Corinthians
Jô foi artilheiro do Brasileirão em 2017 com 18 gols (Daniel Augusto Jr)

Talvez um dos investimentos de mais sucesso desta lista, Jô foi fundamental na passagem pelo Corinthians. Revelado pela equipe paulista, o atacante atuou no ano de 2016 pelo Jiangsu Suning e chamou atenção do Timão, que o contratou. 

Desacreditado, o jogador superou as expectativas e brilhou em 2017, sendo peça importante do esquema de Fábio Carille na conquista do título do Brasileirão daquela temporada. Jô defendeu o Corinthians em 61 jogos naquele ano e marcou 25 gols.

HERNANES - HEBEI FORTUNE > SÃO PAULO

Hernanes
Hernanes em 2017 pela equipe (Jales Valquer/Fotoarena/Lancepress)

Assim como Jô, outro jogador que foi essencial para os objetivos da equipe no Campeonato Brasileiro foi Hernanes. Depois que deixou o time paulista, em 2010, Hernanes passou sete temporadas na Itália e deixou o país da bota para atuar no Hebei Fortune da China.

Em 2017, o São Paulo acertou o empréstimo do jogador em situação desesperadora, brigando para não cair e o meia foi fundamental para o crescimento da equipe. Hernanes voltou para o Hebei Fortune, mas foi contratado em definitivo pelo São Paulo há algumas semanas.

WAGNER - TIANJIN TEDA > VASCO

Wagner do Vasco
Wagner chegou no Vasco em 2017 (Nayra Halm/Fotoarena/Lancepress)

Antes de ser contratado pelo Vasco em 2017, o meia Wagner, que teve boa passagem pelo Fluminense, atuava pelo Tianjin Teda. Na equipe chinesa, onde ficou duas temporadas, Wagner não teve sucesso e voltou para o Brasil, quando foi negociado com o Vasco.

Na equipe Cruz-maltina, o meia oscilou nas duas temporadas que ficou. Alternou momentos bons e ruins e chegou a ficar no banco de reservas em determinados períodos. Em 2018, Wagner pediu a rescisão do contrato com o time carioca na justiça alegando atraso no pagamento dos salários.

MARINHO - CHANGCHUN YATAI > GRÊMIO

Marinho
Marinho ainda não rendeu no Grêmio (Pedro H. Tesch/Agencia Eleven)

Destaque na temporada 2016 pelo Vitória, o atacante Marinho foi contratado pelo Changchun Yatai em 2017. No entanto, o jogador não conseguiu brilhar no país asiático e voltou ao Brasil para jogar pelo Grêmio.

Contudo, ao contrário do esperado, o atacante também não conseguiu deslanchar com a camisa do Tricolor no ano passado e marcou apenas um gol nas 16 partidas que disputou. No último mês, se envolveu numa polêmica onde "se oferecia" ao Flamengo num vídeo no Instagram durante as férias.

Rossi fez apenas um gol pelo Internacional em 2018 (Foto: Divulgação)

Depois de um ótimo 2016 jogando por Goiás e Chapecoense, o atacante Rossi foi vendido ao Shenzhen. Após só oito partidas em 2018 e poucas oportunidades pelo clube chinês, o brasileiro foi emprestado ao Internacional para a temporada 2019.

No ano passado pelo clube colorado, Rossi alternou momentos como titular e no banco de reservas. Com muitas opções no ataque, Odair Hellmann deixou Rossi fora de ação em algumas ocasiões e o jogador só marcou um gol pela equipe gaúcha.

RALF - BEIJING GUOAN > CORINTHIANS

Corinthians x São Paulo - Ralf
Ralf foi campeão em 2011 e 2015 (Eduardo Carmim/Photo Premium)

Um dos jogadores mais queridos pelo torcedor corintiano na história recente do clube, Ralf deixou a equipe em 2015, depois de seis anos de relação. O destino foi o Beijing Guoan, onde ficou por duas temporadas até ser repatriado pelo Timão no ano passado.

Quando voltou, Ralf não apresentou o mesmo futebol do início da década, mas foi titular em parte da temporada e marcou um gol nos 30 jogos que realizou em 2018.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter