Após Mourinho, relembre outros técnicos que viraram comentaristas

Treinador português, ainda sem clube após saída do Manchester United, comentou estreia de Corinthians e Santos na Sul-Americana na plataforma DAZN

Mourinho
(Foto: DAZN/Youtube/Reprodução)

Escrito por

O português José Mourinho fez sua estreia em uma nova posição: na última terça-feira, o ex-treinador atuou pela primeira vez como comentarista esportivo na televisão, na transmissão da estreia do Santos na Copa Sul-Americana. Mourinho foi contratado pela plataforma DAZN para comentar os jogos do Peixe e Corinthians na competição.

Sem clube desde que saiu do Manchester United, em novembro passado, Mourinho se junto ao seleto grupo de treinadores que se arriscaram na profissão de comentarista de futebol na imprensa. Relembre agora alguns dos nomes desta longa lista:

MURICY RAMALHO

Muricy Ramalho - comentarista do Sportv
(Foto: Reprodução)

Muricy Ramalho foi treinador durante 20 anos, comandando times como Palmeiras, São Paulo, Santos, Fluminense e Flamengo, onde encerrou a carreira de técnico em 2015. No ano seguinte, foi contratado pelos canais SporTv como comentarista, cargo que ocupa até então.

ZICO

Zico
Foto: Gerard Laurence / Lancepress!

ídolo flamenguista, Zico fez sua estreia no lado de fora dos gramados em 1999, comandando o japonês Kashima Antlers. Desde então, já treinou o Fenerbahçe, CSKA Moscou e FC Goa. Em 2011, foi anunciado como comentarista dos canais Esporte Interarativo, cargo que divide com sua posição de diretor técnico do Kashima.

LUXEMBURGO

Luxemburgo arranca risadas durante 'Debate Final'
Reprodução

Vanderlei Luxemburgo tem uma longa carreira como treinador, acumulando vários títulos em suas passagens por Flamengo, Santos, Cruzeiro, Palmeiras e Corinthians. Luxa já foi comentarista por uma dia na Rede Globo, narrando a eliminação do próprio time na Sul-Americana (Palmeiras em 2008). Desde 2014, é comentarista dos canais Fox Sports.

JORGE VALDANO

Jorge Valdano
Jorge Valdano (Foto: Reprodução/Gtres)

O argentino Jorge Valdano, campeão do mundo em 1986, marcou sua carreira de técnico ao assumir o Real Madrid em 1994. Após encerrar sua passagem como técnico, Valdo agora é comentarista do canal espanhol Bein Sports e da TV Azteca, do México.

PAULO ROBERTO FALCÃO

Falcão - Paulo Roberto Falcão era o grande nome do timaço do Internacional na década de 70. Mas seu desempenho não foi suficiente para convencer Coutinho a levá-lo para a Copa de 1978 na Argentina.
(Foto: JEFFERSON BERNARDES / AFP)

Paulo Roberto Falcão iniciou sua carreira de treinador assumindo logo a Seleção Brasileira, em 1990. Em 96, deixou a beira do gramado para ser comentarista pela Rede Globo, cargo que manteve até 2010, quando voltou a treinar o Internacional.

CARLOS ALBERTO TORRES

Carlos Alberto Torres (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Carlos Alberto Torres (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Carlos Alberto Torres, o eterno Capita, teve uma carreira vitoriosa como treinador, conquistando o Brasileiro logo em seu primeiro ano de trabalho no Flamengo. Na televisão, trabalhou como comentarista a partir de 2005, nos canais Sportv, onde ficou até sua morte, em 2016.

MARIO SERGIO

Mario Sergio
(Foto:VipcommM)

Outro ex-treinador que fez história como comentarista foi Mário Sérgio. Durante sua carreira, comandou mais de 11 clubes e encerrou sua passagem em 2010, no Ceará. Entre 2010 e 2016, atuou como comentarista nos canais Fox Sports, onde ficou até seu falecimento, em 2016.

JOEL SANTANA

Joel Santana como comentarista
Reprodução/SBT

Um dos treinadores mais emblemáticos do futebol brasileiro, Joel Santana teve uma breve carreira como comentarista esportivo na TV: em 2014, Papai Joel integrou o grupo de comentaristas do SBT para a Copa do Mundo de 2014, antes de voltar a ser treinador pelo Boavista.

CUCA

Santos x Botafogo - Cuca
Rodrigo Gazzanel/RM Sports

Outro nome da lista é de Cuca, apesar de nunca ter deixado de ser treinador. Sem clube desde que saiu do Santos, em 2018, Cuca atuou como comentarista da Rede Globo durante a Copa do Mundo da Rússia.

FABIO CAPELLO

Fabio Capello (Foto: Jonathan Nackstrand/ AFP)
Fabio Capello (Foto: Jonathan Nackstrand/ AFP)

Em abril do ano passado, o italiano Fabio Capello anunciou sua aposentadoria como treinador, após passagens por Mila, Roma, Real Madrid, Juventus e, por último, Jiangsu Suning. Desde então, Capello tem se dedicado à carreira de comentarista no canal italiano Sky Sports.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter