STJD aceita parcialmente pedido de Botafogo e Fluminense e adia jogos para 28 de junho
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

STJD aceita parcialmente pedido de Botafogo e Fluminense e adia jogos para 28 de junho

Montagem - Mufarrej e Mário Bittencourt
Botafogo e Fluminense tem jogos marcados para o fim de semana (Foto: Vítor Silva/Botafogo; Lucas Merçon/Fluminense)
Luiza Sá e Sergio Santana - 23/06/2020 - 15:43
Rio de Janeiro (RJ)
O presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, aceitou apenas parcialmente o pedido de adiamento dos jogos de Fluminense e Botafogo no Campeonato Carioca. Com isso, as duas equipes podem entrar em campo somente a partir do dia 28 de junho, pela 4ª rodada da Taça Rio.

Esta data, um domingo, era exatamente a escolhida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) para o duelo do Fluminense com o Volta Redonda. O Botafogo jogaria, de acordo com a tabela divulgada nesta terça-feira, no sábado, dia 27, mas teve o jogo remarcado também para domingo, às 11h, no Nilton Santos. O LANCE! apurou que o Alvinegro irá seguir o que foi decidido e entrará em campo na data designada. 

Veja a decisão abaixo:

"Por todo o exposto é que DEFIRO EM PARTE a liminar vindicada pelo Fluminense F. C. e pelo Botafogo F. R., para sustar por ora e ad referendum do Tribunal Pleno do STJD do Futebol, os efeitos da decisão do TJD/RJ, determinando assim o adiamento das duas primeiras partidas de retomada do Campeonato aprazadas para as Agremiações Requerentes, devendo as partidas serem realizadas a partir dos dias 28/06/2020 (4ª rodada da Taça Rio) e 01/07/2020 (5ª rodada da Taça Rio), ou outra data após 28.06.2020 a critério da Federação, podendo a FERJ proceder com os eventuais ajustes necessários no calendário do Torneio."

E MAIS:
Em mediação no sábado, Ferj, Fluminense e Botafogo não chegaram a um senso comum. Por isso, a decisão ficou para o presidente do STJD. A expectativa era que saísse ainda no sábado, mas o decreto do prefeito Marcelo Crivella proibindo jogos até o dia 25 adiou o despacho.

O presidente tricolor, Mário Bittencourt chegou a aceitar jogar nos dias 30 de junho e 3 de julho, concordando que o Botafogo atuasse em 1º e 4 de julho, dando aos dois 10 dias de preparação. O Flu voltou a treinar na sexta-feira e o Alvinegro no sábado.

A federação foi irredutível na questão, aceitando apenas os dias 25 e 28 deste mês. Fluminense e Botafogo seguem pensando que não deveria haver jogos neste momento em que a pandemia do novo coronavírus não está controlada. No entanto, aceitaram voltar por entender que os clubes de menor expressão precisam receber as cotas.

A tentativa de acordo começou na noite de sexta-feira, com reunião de Botafogo, Fluminense, Ferj, os demais clubes da Série A do Campeonato Carioca e membros do STJD. A mediação foi feita pelas advogadas Juliana Loss, coordenadora do núcleo de mediação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Ana Paula, da OAB/RJ. Depois de quatro horas, não houve entendimento.

Facebook Lance Twitter Lance