Solidariedade em campo! Veja como clubes estão ajudando no combate ao novo coronavírus
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Solidariedade em campo! Veja como clubes estão ajudando no combate ao novo coronavírus

Montagem - Allianz Parque, Morumbi, Arena Corinthians e Vila Belmiro
Quatro estádios de São Paulo darão espaço a engajamento na luta contra a doença (Foto: Lance!)
Vinícius Faustini - 21/03/2020 - 07:00
Rio de Janeiro (RJ)
Mesmo com os campeonatos estaduais e regionais paralisados devido à pandemia de coronavírus, os clubes encontraram uma forma de se manter ativos em outra área. Agremiações de todos os cantos do país ofereceram suas estruturas para ajudar as autoridades no combate à doença.

O presidente do Botafogo, Nelson Muffarej, contou o que foi crucial para deixar Estádio Nilton Santos à disposição do Rio de Janeiro.

– O Botafogo tem se posicionado institucionalmente sempre com grande preocupação sobre o avanço do novo coronavírus. O clube foi um dos favoráveis a paralisar o Carioca de forma imediata, , uma forma de preservar atletas, comissão técnica, funcionários e torcedores, colaborando para frear a pandemia. Todas as sedes do clube estão fechadas e sem atividades, com nossos profissionais em home office. Campanhas de prevenção têm sido desenvolvidas e estimuladas nas redes sociais. Colocar o Nilton Santos à disposição das autoridades de saúde está dentro desse contexto – afirmou, ao LANCE!.



-->
Flamengo e Vasco também ofereceram seus respectivos espaços para ajudar no combate ao novo coronavírus. O Maracanã e o Maracanãzinho (administrados atualmente por Flamengo e Fluminense)  e o Ginásio Hélio Maurício, da Gávea, e o Complexo São Januário estão à disposição das autoridades.

Em São Paulo (onde há o maior número de infectados com o COVID-19 no Brasil), Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos também ofereceram suas dependências.

O mandatário José Carlos Peres contou como o Peixe agirá neste período.

– Disponibilizamos as dependências do Santos Futebol Clube para a Secretaria de Saúde de Santos com o objetivo de diminuir os impactos do novo coronavírus na cidade e na região – afirmou.

Além disto, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB-SP), anunciou na última sexta-feira que serão implementados 200 leitos no Pacaembu. O estádio será adaptado para receber quem contraiu o novo coronavírus (outros 1,8 mil leitos serão instalados no Anhembi).

Em Minas, o Cruzeiro ofereceu suas sedes sociais para ajudar no combate à pandemia. O Mineirão se colocou às ordens do governo do estado para auxiliar como hospital de campanha.

No Sul, Athletico-PR, Criciúma e Juventude darão suporte às autoridades de suas respectivas cidades. O Goiás colocou o estádio da Serrinha à disposição.

O Nordeste teve forte adesão: Bahia, Fortaleza, Ceará, Náutico, Sport e CRB fazem parte da mobilização contra o novo coronavírus. O Remo foi o representante da região Norte que ofereceu seu espaço. Esta batalha exigirá jogo de cintura.

ATHLETICO-PR

Arena da Baixada
'Reforçando o compromisso que sempre tivemos com os poderes públicos', diz nota do Furacão (Miguel Locatelli/Site Oficial do Athletico)
O Furacão deixou à disposição do governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba a Arena da Baixada e o CAT Alfredo Gottardi. Em nota, o clube afirmou que o intuito é contribuir na "vacinação e/ou tratamento de pessoas acometidas pelo Covid-19". A diretoria do Athletico-PR disse que está "cumprindo sua responsabilidade social e reforçando o compromisso que sempre estivemos parceiros dos poderes públicos e do povo do Paraná".

BOTAFOGO

Estádio Nilton Santos
'O Botafogo está marcando posição nessa questão prioritária', disse Nelson Muffarej (Sergio Santana)
O Glorioso tomou a iniciativa de oferecer a estrutura do Estádio Nilton Santos. O presidente Nelson Muffarej frisou:

- O tema requer atitudes firmes  e rápidas. Campanhas de prevenção têm sido desenvolvidas e estimuladas nas redes sociais. Colocar o Estádio Nilton Santos à disposição das autoridades de saúde está dentro desse contexto. O Botafogo está marcando posição nessa questão prioritária, afinal de contas, estamos falando de vidas - disse.

FLAMENGO

Maracanã - Fluminense x Flamengo
Complexo Maracanã/Maracanãzinho, gerido pela dupla Fla-Flu, e Ginásio Hélio Maurício, fazem parte do combate ao novo coronavírus (Foto: Reprodução/Twitter)
O Flamengo decidiu disponibilizar ao Governo do Estado e à Prefeitura do Rio de Janeiro o espaço do Maracanã além dos ginásios do Maracanãzinho e Hélio Maurício. Em nota, o Rubro-Negro detalhou como quer colaborar no combate ao COVID-19:

- O Clube de Regatas do Flamengo informa que colocou à disposição do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura o Ginásio Hélio Maurício (por conta da proximidade ao Hospital Miguel Couto), na Gávea, para o combate ao coronavírus. O clube também está à disposição para ajudar em qualquer ação projetada para o complexo Maracanã/Maracanãzinho, pertencente ao Estado e hoje administrado por Flamengo e Fluminense.

VASCO

São Januário
Complexo Esportivo de São Januário foi oferecido às autoridades do Rio de Janeiro (David Nascimento)
O Vasco também aderiu ao mutirão para evitar a escalada do coronavírus. O clube, que tem como mandatário o médico Alexandre Campello, informou que "colocou à disposição das autoridades dos Governos Estadual e Municipal o Complexo Esportivo de São Januário para ajudar no que for necessário no combate ao coronavírus". 


CORINTHIANS

Arena Corinthians
A Arena terá espaço para doação de sangue. Mas Timão cederá outros de seus espaços (Divulgação/Corinthians)
A Arena Corinthians (foto) será aberta para doação  de sangue. A sede social e o CT Joaquim Grava ficarão à disposição  das autoridades para auxiliar no tratamento e no combate ao coronavírus em São Paulo

PALMEIRAS

Allianz Parque
Verdão abriu espaço para campanha de vacinação e auxiliar no combate ao COVID-19 (Divulgação/Allianz Parque)
O Verdão abriu o Allianz Parque para campanha de vacinação de gripe ’influenza’ e auxiliar no combate ao COVID-19:

"O momento é de conscientização, orientação. Os clubes de futebol devem utilizar o seu poder de influenciar seus torcedores e a comunidade", disse o clube em nota.

As vacinações já começaram. Todos cumprem a exigência mínima de 1 metro de distância entre as pessoas na fila. 

SANTOS

fachada vila belmiro
'É papel de um clube utilizar seu poder de comunicação para causar fundamentais', disse Peres (Foto: Divulgação)
O Peixe cedeu suas instalações à secretaria de Saúde da cidade e cogitou que o Salão de Mármore se torne um hospital improvisado:

- É papel de um clube utilizar seu poder de comunicação para causas fundamentais como sair desta crise - disse o presidente José Carlos Peres, ao L!.

SÃO PAULO

Morumbi
Morumbi é um dos espaços cedidos pelo Tricolor para ajudar as autoridades paulistas (Foto: Alexandre Guariglia/Lancepress)
O Morumbi e os CTs da Barra Funda e de Cotia foram deixados à disposição do Governo e da Prefeitura de São Paulo:

"Assumimos nossa responsabilidade social neste importante e crítico momento", disse o presidente Leco, em nota oficial.

CRUZEIRO

Sede do Cruzeiro na Pampulha
'As sedes sociais são localizadas em áreas estratégicas', disse Emilio Blandi (Divulgação / Cruzeiro)
A Raposa deixou suas sedes sociais à disposição das autoridades de Minas Gerais. Tanto o Barro Preto quanto a Região da Pampulha estarão no mutirão de combate ao novo coronavírus.

Integrante do conselho gestor celeste, Emílio Blandi afirmou:

- Esforços que pudermos somar são importantes. Os clubes sociais do Cruzeiro estão em áreas estratégicas e oferecê-los às autoridades é uma mostra da grandeza deste clube.

BAHIA

CT do Fazendão é oferecido para abrigar pacientes com Covid-19
Fazendão recebe vítimas do novo coronavírus (Foto: Divulgação/Bahia)
O Bahia anunciou que cedeu o CT Fazendão às autoridades baianas. Após inspeção das autoridades, o governador Rui Costa (PT-BA) comunicou em sua rede social que as instalações desempenharão um papel importante no estado.

"- Vamos transferir para as instalações do Fazendão pacientes com #COVID19 que não precisam de tratamentos complexos. A equipe técnica da @saudegovba fez uma inspeção hoje e aprovou o local.

CEARÁ

Centro de Treinamento do Ceará, a Cidade Vozão
'Com a representatividade do Ceará, podemos dar exemplos para a sociedade', afirmou Robinson de Castro (Foto: Divulgação/CearáSC)
O CT Dr. Luiz Campos (Cidade Vozão), em Porangabuçu, será utilizado no combate à pandemia. O mandatário do Vozão, Robinson de Castro, afirmou, ao L!: a importância da atitude do clube: 

- O futebol não deixa de estar envolvido no combate a um problema como o coronavírus. Com nossa representatividade como clube, podemos dar exemplo de como as pessoas podem ter responsabilidade.

FORTALEZA

CT Ribamar Bezerra
O CT do clube está à disposição. E um patrocinador do Fortaleza também se mobilizou para ajudar no combate ao COVID-19 (Twitter / Fortaleza)
O Tricolor do Pici disponibilizou o CT Ribamar Bezerra para ajudar o  Governo e a Prefeitura. Um patrocinador do clube também ofereceu uma frota para ajudar nos transportes de pessoas e materiais com o intuito de combater a pandemia do novo coronavírus no estado.

NÁUTICO

CT Wilson Campos (Náutico)
'Vamos oferecer o máximo de estrutura para combater esta pandemia', disse Edno Melo(Foto: Divulgação)
A diretoria do Timbu ofereceu leitos, restaurantes e salas de médico
do seu CT ao Poder Público de Pernambuco:

- Temos de mostrar que não é só futebol. Vamos oferecer o máximo de estrutura para que possamos combater esta pandemia. Temos de dar exemplo”, disse o mandatário Edno Melo, ao L!.

SANTA CRUZ

Estádio do Arruda
'O Santa é de todos e nossa casa também será, independente das cores da camisa que vestimos' (Divulgação / Santa Cruz)
O Santinha ofereceu a sua sede social e todas as suas áreas, “exceto o estádio”, segundo constou em nota emitida pela assessoria de imprensa. O clube  afirmou na rede social:

“O Santa é de todos e a nossa casa também será, independente das cores da camisa que vestimos. As autoridades em saúde e o povo pernambucano podem contar com o Santa Cruz”.

SPORT

Estádio Ilha do Retiro
Ilha do Retiro será usada como posto de doações de sangue (Foto: Evaldo Altino)
O Sport também decidiu abrir suas dependências para evitar que o coronavírus cause impacto no país. A Ilha do Retiro será adaptada para receber cidadãos que queiram contribuir na campanha de doação de sangue, encabeçada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. A pandemia baixou o ritmo da doação em Pernambuco.

O vice-presidente de comunicação, Jurandyr Cardoso, detalhou ao "Diário de Pernambuco":

- A Ilha do Retiro foi escolhida e colocamos toda a nossa estrutura à disposição para receber os equipamentos necessários para garantir a segurança e a higienização, para que os pernambucanos façam as suas doações - e em seguida, esclareceu:

- É uma iniciativa da ABHH, e teve o apoio da CBF, para a gente tentar continuar alimentando o banco de sangue dos hospitais do estado, que foi muito atingido pelo avanço do coronavírus e a necessidade de todos ficaram em casa - completou.

GOIÁS

Treino da Seleção na Serrinha (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)
Serrinha será aberto para vacinação contra gripe (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)
O Esmeraldino, que tem como mandatário o médico Marcelo de Almeida, cedeu o Estádio da Serrinha para vacinação contra a gripe:

“A vacinação ajudará na diferenciação da gripe e a COVID-19, doença desencadeada pelo Sars-Cov-2, conhecida como coronavírus”,  diz o clube em nota.

ABC

Gramado do Frasqueirão após ABC x Globo
Frasqueirão será um dos trunfos do governo do Rio Grande do Norte no combate ao novo coronavírus (Foto: Adriano Abreu)
O Elefante deixou o Frasqueirão nas mãos do governo do Rio Grande do Norte. A diretoria disse que  “disponibiliza as dependências do seu estádio caso haja a necessidade de ampliação, por parte do Governo, da  estrutura de apoio e combate ao novo coronavírus”.

CRB

Ninho do Galo - CRB
'Chegou a hora de darmos as mãos', diz nota oficial do clube (Divulgação)
O Ninho do Galo, centro de trenamento do CRB, foi cedido às autoridades alagoanas para o combate ao coronavírus. Em nota, o Galo declarou:

- Chegou a hora de todos darmos as mãos e unirmos forças nessa batalha. Juntos nós vamos marcar um golaço pela vida e em breve estaremos juntos entendendo mais do que nunca que “Se é para lutar, contigo eu vou".

JUVENTUDE

Juventude
'Será necessário o máximo possível de todas as entidades', diz o clube gaúcho (Twitter / Juventude)
O ginásio coberto, do Centro de Treinamentos do Juventude, foi colocado à disposição da Prefeitura de Caxias do Sul para contribuir no combate ao novo coronavírus. Via Twitter, o clube afirmou:

"Imaginando um cenário onde será necessário o máximo de ajuda possível de todas as entidades. Esta luta é e será dura contra o Coronavírus. Mas, unidos, venceremos! É por todos!".

CRICIÚMA

CT do Criciúma
'Precisamos dar prioridade para o enfrentamento desta pandemia', diz Jaime dal Farra, que colocou o CT Antenor Angeloni nas mãos da prefeitura (Everton Goulart)
O mandatário do Criciúma, Jaime Dal Farra, colocou o CT Antenor Angeloni à disposição da saúde pública do município para contribuir neste momento de mobilização. Dal Farra ressaltou:

- Fiz contato com o prefeito hoje, pois num momento como este que estamos vivendo, precisamos dar prioridade para o enfrentamento desta pandemia. O Criciúma Esporte Clube, como instituição, não poderia ficar de fora deste esforço e por isso tive esta iniciativa.

REMO

Estádio Baenão
Baenão está à disposição do governo paraense (Divulgação)
O governo do Pará recebeu do Remo as sedes social e náutica, além do ginásio Sierra Freire e o Estádio Baenão para contribuir no combate à escalada do novo coronavírus no estado.

PACAEMBU

Pacaembu - Palmeiras x Santos
O Pacaembu terá 200 leitos durante o combate ao coronavírus em São Paulo (FOTO: Twitter do Palmeiras)
Em entrevista coletiva na última sexta-feira, o prefeito Bruno Covas declarou que o Pacaembu será um hospital de campanha com 200 leitos no combate de São Paulo ao alastramento do novo coronavírus. O outro local será o Anhembi.

- Vamos adaptar esses dois espaços, um deles cedido pelo novo concessionário do Pacaembu, que estará pronto em duas semanas. Já as 1.800 vagas no Anhembi estarão prontas em até três semanas - disse.

O Paca já está em obras para receber o hospital de campanha.

MANÉ GARRINCHA

Mané Garrincha
Concessionária ofereceu o estádio ao governo do DF (Foto: Twitter/Corinthians)
Em Brasília, o Mané Garrincha também será utilizado na busca para conter a propagação do novo coronavírus. Ao "Correio Braziliense", o presidente da concessionária Arena BSB, Ricardo Dubois, revelou que disponibilizou o Mané Garrincha e demais instalações do complexo esportivo para ajudar o governo do Distrito Federal.

- Temos acompanhado as informações sobre a pandemia do Coronavírus, especialmente no Brasil. No âmbito do Distrito Federal fomos um dos primeiros a ter medidas restritivas de atuação, por lidarmos com o entretenimento e grandes públicos, mas mesmo assim acreditamos nas ações do Governo no combate à disseminação do vírus COVID-19. Entendemos que disponibilizar a estrutura do estádio é assumir uma cota de responsabilidade social neste momento tão crítico - afirmou.

MINEIRÃO

Mineirão
Concessionária ofereceu o Gigante da Pampulha para que seja um hospital de campanha em Minas Gerais (Divulgação)
O Mineirão também foi colocado à disposição das autoridades para ajudar a conter a escalada do coronavírus pelo estado. A concessionária que administra o estádio afirmou em comunicado como o Gigante da Pampulha pode ser utilizado:

"O Mineirão informa que a decisão pela construção de hospitais de campanha cabe aos órgãos de saúde ou militares. Até o momento, a equipe do estádio não foi procurada com esta demanda por parte dos órgãos, porém se colocou à disposição do Estado de Minas Gerais na última terça-feira (16) e da Prefeitura de Belo Horizonte, no último sábado (20). O Mineirão reitera que está em contato constante com o poder público e integralmente à disposição para auxiliar com o que for possível".

*Atualizado em 24/3/2020, à 0h07

Facebook Lance Twitter Lance