Situações parecidas, papéis trocados: São Paulo x Corinthians ‘repete’ 2019

Rivais se enfrentam em cenário quase idêntico ao do ano passado, quando o Tricolor havia sido eliminado na mesma fase da Libertadores e teve um Majestoso logo em seguida

Corinthians x São Paulo
Em fevereiro de 2019, clássico ocorreu em situação parecida com a de 2020 (Foto: Rodrigo Gazzanel/RM Sports)

Escrito por

Com a eliminação do Corinthians na última quarta-feira, em uma das fases prévias da Copa Libertadores, o clássico deste sábado, diante do São Paulo, no Morumbi, tem cenário quase idêntico àquele de 2019, quando o Tricolor havia caído na mesma etapa do torneio continental. Neste sábado, os rivais duelam em situação parecida com o do ano passado, mas em papéis invertidos.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão clicando aqui

O Timão caiu na Segunda Fase da Copa Libertadores de 2020 ao ser eliminado pelo Guaraní-PAR, após ser derrotado na partida de ida, no Paraguai, por 1 a 0 e vencer a volta por 2 a 1, na Arena. O gol sofrido em casa fez a diferença no resultado agregado e a equipe de Tiago Nunes deixou a competição de forma precoce, comprometendo o planejamento para o restante da temporada.

Situação parecida aconteceu com o São Paulo, em 2019, quando também foi eliminado na Segunda Fase da Libertadores. Naquela ocasião, os são-paulinos perderam na ida por 2 a 0 para o Talleres-ARG e empataram em 0 a 0, na volta, no Morumbi. O time era comandado por André Jardine, que foi demitido em seguida, antes da rodada do final de semana pelo Campeonato Paulista.

E o adversário daquele jogo seguinte era justamente o Corinthians, ou seja, em 2020 o cenário é praticamente igual, mas os papéis dos rivais estão invertidos. No ano passado quem chegava pressionado era o Tricolor, que teve uma eliminação vexaminosa e teria que enfrentar logo de cara um de seus maiores rivais, em um jogo na temida Arena de Itaquera, onde jamais venceu.

Desta vez, é o Timão que chega de uma eliminação inesperada, e também vexaminosa, em uma fase precoce da Libertadores. A equipe do Parque São Jorge vai até o Morumbi, onde não vem tendo um retrospecto positivo nos últimos jogos e precisará mostrar reação para evitar que o ano tome o mesmo rumo do 2019 do rival, que após cair na competição sul-americana sofreu com as consequências desse trauma ao longo dos meses seguintes.

No confronto de 17 de fevereiro de 2019, quatro dias depois da eliminação são-paulina, quem se deu melhor foi o Corinthians, vencendo por 2 a 1, com gols e Manoel e Gustavo. Pablo foi o autor do tento tricolor. Em 2020, o encontro está marcado para 15 de fevereiro, três dias após a eliminação corintiana. Até nas datas a situação é praticamente idêntica. Resta saber se quem chega mais "tranquilo" e terá sua torcida a favor vai sair vencedor desta vez.

São Paulo e Corinthians se enfrentam neste sábado, às 19h, no Morumbi, pela sexta rodada da fase de grupos do Paulistão-2020. O Tricolor, com oito pontos, ocupa a terceira posição no Grupo C, atrás de Mirassol e Inter de Limeira, já o Timão, com sete pontos, é o vice-líder do Grupo D, atrás do Guarani.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter